Programa destinado ao público masculino é implantado nas Unidades de Saúde de Parauapebas

Continua depois da publicidade

“É bom saber que agora temos um programa para cuidar da saúde dos homens. Essa é a primeira vez que participo de palestra sobre câncer de próstata. Gostei muito. Nunca fiz o exame, porque não sabia os sintomas. Já consultei e vou fazer todos os exames solicitados pelo médico”, relatou o aposentado Francisco Pinto, de 70 anos, um dos participantes da ação de lançamento do Programa Saúde do Homem ocorrido na Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Canadá, no último dia 25.

Programa Saúde do Homem

Trinta e cinco homens participaram da ação, que envolveu uma palestra sobre o câncer de próstata, tiraram dúvidas sobre prevenção e tratamento da doença, receberam folder explicativo e uma caderneta de acompanhamento, além de consulta de enfermagem e médica, aferição de pressão arterial, glicemias capilar e encaminhamentos de exames.

De acordo com o clínico geral Makxon Denys, o principal foco do Programa Saúde do Homem é dar ao usuário acesso à atenção básica, utilizando o posto de saúde da família. Para ele, o programa vai sensibilizar o público masculino e ajudar a combater o preconceito que ainda existe em relação à prevenção do câncer de próstata.

“É preciso que os homens procurem atendimento no posto de saúde, não só quando apresentarem algum problema, mas, principalmente, quando estiverem acima de 50 anos. Isso se não tiverem nenhum parente com câncer de próstata. Caso já tenha casos na família, é preciso vir desde os 40 anos, mesmo não sentindo nada, assim poderá fazer o exame de Dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) todos os anos e, se precisar, o toque retal”, recomenda o médico.

Para quem já teve casos na família, a preocupação é ainda maior, como é o caso do gerente administrativo Paulo de Tarso, 45 anos. Ele conta que seu irmão sofreu com a doença e conseguiu ter êxodo em sua recuperação, mas o fato deixa em alerta para maiores cuidados e prevenção da doença.

“Todos os anos faço o exame de sangue (PSA), mas sempre é bom tirar dúvidas. Com essa palestra consegui sanar minha dúvida em relação aos medicamentos que podem ser utilizados no combate da doença e também os sintomas”, declarou o morador do Bairro Novo Horizonte, que também levou o irmão para participar da ação que aconteceu no início da noite.

IMG_1644

Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por intermédio da Coordenação Municipal da Saúde do Homem, lançou oficialmente nas Unidades Básicas de Saúde o programa Saúde do Homem. A iniciativa faz parte da Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde. As Unidades Básicas de Saúde Jardim Canadá, Casas Populares, Palmares I, Paulo Fonteles e Centro de Saúde Cidade Nova foram as primeiras a aderir ao programa. A adesão ocorrerá de forma gradativa, tendo em vista a necessidade de capacitação e mudança de rotina das unidades para atendimento a este público.

De acordo com o Coordenador Municipal do programa, enfermeiro Ramilson, a ação é o pontapé inicial para uma série de atividades que serão desenvolvidas. Entre as principais dificuldades apontadas pelos homens, no que diz respeito ao cuidado com a saúde, estão os horários das consultas. Para tentar solucionar esse problema, as unidades de saúde que aderiram ao Programa Saúde do Homem atenderão o público masculino em um horário diferenciado.

“Vamos dar continuidade às ações para facilitar o acesso do homem à rede municipal de saúde, novos dias para atendimento serão marcados e avisados previamente pela gerência e agentes comunitários de saúde. Também já estamos com uma programação em parceria com as empresas para realizar as ações dentro das empresas”, explicou o coordenador.

Texto: Liliane Diniz – Fotos: Anderson Sousa