Prefeitura de Tucuruí elabora Plano de Contingência para enfrentar Coronavírus

O objetivo da reunião foi discutir o Plano de Contingência Municipal para o enfrentamento de possíveis casos na região.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on print

Continua depois da publicidade

O município de Tucuruí, sudeste do Pará, realizou na manhã desta terça-feira, 18, reunião com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde para tratar de medidas preventivas sobre o novo Coronavírus (Covid-19). O objetivo da reunião foi discutir também, entre os profissionais, um reajuste no Plano de Contingência Municipal para o enfrentamento de possíveis casos na região.

“Hoje foi uma reunião técnica entre os atuantes da saúde para concluirmos o nosso Plano de Contingência do município. Discutimos para traçar metas, caso Tucuruí venha registrar algum caso suspeito”, explicou a secretária municipal de saúde Katiane Sarraf. Ainda, segundo Sarraf  “Estamos, nesse momento, trabalhando a prevenção, como esse fluxo irá funcionar e como os profissionais da saúde devem se comportar diante da possível chegada do vírus ao nosso município”, completou.

A Prefeitura Municipal de Tucuruí  segue medidas de prevenção do Ministério da Saúde e está em contato direto com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA) para receber e repassar orientações aos moradores. As orientações estão sendo divulgadas nas redes sociais da prefeitura e a gestão tem reforçado, também, a ida de profissionais da saúde em rádios locais para orientar e tentar acalmar a população.

A Diretora do Departamento da Vigilância em Saúde de Tucuruí,  Cecília Ranieri, alerta às pessoas recém chegadas de viagens internacionais e municipais, onde a doença já chegou, que ao apresentarem sintomas como (febre, tosse e dificuldade para respirar, congestão nasal, coriza, dor de garganta e diarreia) devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS.) “Em caso de suspeitas o paciente deverá buscar atendimento em uma UBS. Iremos avaliar o histórico de saída desse paciente do município  e seguir o protocolo do Ministério da Saúde para os demais procedimentos ”, disse Cecília Ranieri.

Hospital Regional de Tucuruí (HRT) – O Hospital Regional do município está preparado para atender possíveis pacientes com suspeitas de Coronavírus. “É um hospital de média e alta complexidade, está entre os espaços que darão suporte para o estado do Pará neste momento, em casos graves da doença. A prefeitura de Tucuruí, em parceria com o Hospital Regional, criou uma grande articulação para que haja uma cobertura adequada nesses atendimentos”, relata a Epidemiologista e Dra. do hospital regional de Tucuruí  Elisabeth Fonteneli.

Fonte: Rede Pará

Publicidade