Saúde de Tucuruí entra em alerta com a multiplicação dos casos de gripe

A Secretaria de Saúde elaborou e colocou em prática um Plano Emergencial de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

As unidades de saúde do município de Tucuruí, na região sudeste paraense, estão recebendo dezenas de pacientes com sintomas gripais. Isso levou a autoridade responsável pelo sistema de saúde a estender horários de atendimento.

No comunicado divulgado no início da tarde desta segunda-feira (27), o secretário municipal de Saúde, Charles Tocantins, afirmou que, diante “do o aumento dos casos de Influenza e atendendo as ações do Plano Emergencial de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, elaborado a pedido do prefeito de Tucuruí, Alexandre França Siqueira, todas as unidades básicas de saúde vão atender as pessoas que procurarem atendimentos por síndrome gripal”.

Ele orienta que “as pessoas que tenham sintomas gripais: como coriza, mal-estar, febre, diarreia e dificuldade respiratória procurem atendimento em todas as Unidades. Nas Unidades Básicas de Saúde, caso o médico classifique o paciente como moderado ou grave, ele será encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA”.

Conforme o comunicado, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendem de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Já os Centros de Saúde da Cohab e do Getat atendem em horários estendidos das 7h30 até as 22h, sendo exclusivamente para síndrome gripal a partir das 17h30. A UBS do Jardim Marilucy atenderá somente pessoas com síndromes gripais das 07h30 às 22h, inclusive finais de semana e feriados.

(Antonio Barroso)