Prefeitura de Parauapebas vai padronizar calçadas das ruas 10 e 11; saiba quanto

Licitação de obra na Rua 11 ocorre dia 26 deste mês e cobre 813 metros de piso de concreto, com sarjeta e acessibilidade. Já concorrência da Rua 10 será no dia 14 de junho, para 788 metros

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O governo de Darci Lermen vai dar início em breve à operação de padronização de calçadas das ruas 10 e 11, no Bairro União, duas das principais vias de interligação do centro da cidade ao Bairro Liberdade, um dos mais populosos de Parauapebas. A Secretaria Especial de Governo (Segov) é quem está à frente da empreitada. A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou dois editais gigantes de licitação, um para cada rua.

No próximo dia 26 de maio serão conferidas as propostas comerciais para a padronização das calçadas da Rua 11. A obra tem custo estimado em R$ 1,948 milhão para 813 metros de piso de concreto moldado, com sarjeta e acessibilidade, de um lado e outro da via pública. O serviço da Rua 10, por seu turno, será licitado no dia 14 de junho e é orçado em R$ 1,893 milhão para 788 metros, também de um lado e outro. As empresas ganhadoras da licitação terão quatro meses para começar e entregar a obra, a partir da ordem de serviço.

De acordo com a Segov, as calçadas dizem muito sobre a qualidade de urbanização de uma cidade, e em Parauapebas a população enfrenta dificuldade para transitar por elas, seja por descontinuidade, seja por inexistência, seja também por falta de acessibilidade. “Quando as calçadas não estão adequadas, todos sofrem, principalmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, reconhece a pasta.

Não é novidade que algumas calçadas da Capital do Minério padeçam de acessibilidade para cadeirantes e que os transeuntes frequentemente sejam “jogados” para o meio da rua por falta de condições de andar sobre as que existem. O problema é que Parauapebas já tem cerca de 120 mil veículos próprios em circulação, além de 50 mil de fora, e o cidadão que anda na rua fica vulnerável a acidentes. A situação é dramática na periferia, mas no centro da cidade a situação não é muito diferente, razão pela qual a prefeitura quer mudar o cenário.

“Por se tratar de vias com um fluxo intenso de pedestres, em zonas com grande concentração de imóveis comerciais e residenciais, além de pontos importantes para a mobilidade dos moradores a várias localidades da cidade, há interesse da Administração pela padronização e para proporcionar aspectos de acessibilidade nas ruas 10 e 11”, explica o governo municipal, que atualmente está construindo estacionamento na Rua 11 para acabar com a bagunça de carros parados nos dois lados de ruas estreitas desde o nascedouro, como H e I, no Bairro União.