Prefeitura de Parauapebas compra “carreta” de R$ 7,6 milhões em breguetes nesta quarta

Se os mais de 200 itens vierem a ser comprados integralmente, essa será a maior aquisição da história da pomposa Capital do Minério. Gasto estimado com papel A4 é superior a R$ 1 milhão

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A bilionária administração de Darci Lermen ficou de ir às compras nesta quarta-feira (9) para reservar uma tonelada de materiais de expediente de uso nos órgãos da Prefeitura de Parauapebas. Por meio de pregão eletrônico, pelo menos 234 itens devem ter preços cotados para, eventualmente no futuro, serem despejados nos prédios de sua alçada. O custo estimado? R$ 7,615 milhões.

As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu, que folheou o edital do pregão organizado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad). Tem um pouco de tudo para escritório: lápis, papel, caneta, borracha, clipes, grampos, envelopes, calculadora, quadro magnético, entre outros itens de importância protocolar. Apenas com papel A4, o mais utilizado no dia a dia, a despesa estimada da prefeitura é de R$ 1,086 milhão.

O Blog apurou que a expectativa de compra de materiais de expediente da Prefeitura de Parauapebas é, até o momento, a maior do ano entre as administrações municipais. A última grande compra de material de expediente feita pela Semad informada ao Tribunal de Contas dos Municípios ocorreu no início de 2019, quando o governo de Darci comprou R$ 3,024 milhões, valor rateado em dez lotes, cada um de fornecedor diferente.

Em nota de justificativa que acompanha o processo, a Semad destaca que os materiais que está comprando são de uso habitual e indispensáveis ao funcionamento das atividades de rotina administrativa. A pasta observa que a Prefeitura de Parauapebas possui grande estrutura física e administrativa e que o almoxarifado central, que abastece todos os prédios do governo, encontra-se com seu estoque limitado.

Se itens aparentemente elementares — como papel e caneta — faltarem durante o expediente, não é de se duvidar que diversos serviços de interesse público sejam paralisados. Daí a importância dessa licitação. “O processo visa à reposição do estoque do almoxarifado central, para que não haja maior prejuízo no desempenho das rotinas administrativas de cada órgão pertencente à Prefeitura de Parauapebas”, explica a Semad.

9 comentários em “Prefeitura de Parauapebas compra “carreta” de R$ 7,6 milhões em breguetes nesta quarta

  1. SILVANO RODRIGUES SANTIAGO Responder

    Prefeito e nem vereador não tem culpa, a culpa está nos órgãos fiscalizador, estão fazendo vista grossa, porque denuncia tem muitas em todas esferas judiciais e policiais.

  2. Tom Alves Responder

    O povo só tem oq merece, esse câncer do Darcy nunca perdeu uma eleição . Parabéns parauapebenses

  3. KLEYTON Responder

    Ao invés de comprar papel, poderia usar o dinheiro pra montar um banco de dados geral do município e evitaria a geração de tanto lixo.
    Em um país tão precário, onde fica a consciência ambiental?
    Vamos acordar meu povo!

  4. Leandro Responder

    R$1.086.000,00 no total. Se cada caixa com 5 resmas (tendo 500 folhas cada) custar R$120,00, são 9050 caixas, portanto 45250 resmas, então são 22.625.000 folhas! Folha demais. 9mil caixas com A4.

  5. BRUNO LEONEL DE LIMA FERREIRA Responder

    Esse dinheiro poderia ser utilizado para otimizar os serviços, em plena era digital para que tanto papel.

  6. João Responder

    Que a administração pública de Parauapebas tem suas façanhas, é verdade, mais esse custo com papael A4 não é de se estranhar, uma vez que realmente o consumo é enorme e o custo desse material estar maior ainda, em contrapartida o que precisaria ser feito, era uma conscientização de preservação do meio ambiente e mitigar esse uso de papel para arquivos digitais

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