Prefeitura de Parauapebas publica preenchimento de 5 mil vagas

Blog do Zé Dudu adverte: “Não interpretar é prejudicial à saúde!” Sei que você pensou que se tratasse do aguardadíssimo concurso da PMP, mas calma que ainda não é! Fofoca de novo certame toma conta da cidade e vai trazer caravanas do Brasil inteiro de olho em gordo salário

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (7), a administração do prefeito Darci Lermen publicou a relação dos servidores temporários que tiveram contratados esticados este ano com vigência até o dia 31 de dezembro. Em 25 páginas do Diário Oficial do Município são litados servidores — que já estão trabalhando e recebendo — de todas as pastas da administração direta. No ano que vem, quem quiser continuar trabalhando na “prefeitura que paga muito bem” vai ter de correr atrás de algum padrinho político para seguir agasalhado por mais uma estação.

As informações foram levantadas come exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que observou um mundaréu de milhares de nomes no listão de “sortudos” em poder fazer parte da administração que paga a 8ª maior média salarial entre os municípios brasileiros, superando capitais como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). E paga, ressalte-se, pontualmente; ou melhor, antecipadamente — para amor e ódio dos servidores, que gastam tudo o que recebem antes do próximo pôr do sol.

O Blog apurou que, no momento, a Prefeitura de Parauapebas possui 5.164 servidores contratados dependurados na folha de pagamento, 838 nomes a mais que os servidores efetivos, os quais totalizam 4.326. Essa conta não inclui o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), autarquia da administração municipal. Além dos contratados, a prefeitura tem 1.030 servidores comissionados, grande parte deles não efetivos. E há 45 cargos de secretários e equivalentes, bem como as cadeiras de prefeito e vice-prefeito, que são cargos políticos.

Ao todo, em janeiro, a Prefeitura de Parauapebas ostentava incríveis 10.583 vínculos salariais, com uma força de trabalho total de 10.558 servidores. Essa diferença entre vínculos e total de servidores é decorrente do fato de que alguns servidores têm dois concursos dentro da prefeitura, notadamente médico e professor.

A folha de pagamento bruta dos contratados totaliza R$ 30,68 milhões, enquanto a dos concursados fecha em R$ 40,53 milhões. Mesmo em menor número que os contratados, os concursados ganham mais porque têm direitos adquiridos, como triênios e progressões, o que deixa o salário mais robusto.

Atualmente, a Prefeitura de Parauapebas tem a maior quantidade de servidores do interior do estado, superando as administrações de Marabá e Santarém. A Prefeitura de Marabá, por exemplo, tem 10.302 servidores ao todo (menos que Parauapebas), sendo 8.011 concursados (quase o dobro de Parauapebas). Marabá é o município do estado com o melhor índice de servidores efetivos diante do total: praticamente 80% do quadro de servidores do governo de Tião Miranda são trabalhadores efetivos.

Concurso à vista

Quase ninguém comenta na Prefeitura de Parauapebas sobre a realização de um novo (e urgente) concurso público para o quadro geral, só que ele até tarda, mas não falha em acontecer. Na cidade, a expectativa é grande para que o edital seja publicado ainda este ano. Por enquanto, a previsão é de que só a Câmara de Vereadores realize concurso, já que a Casa está fazendo levantamento de vagas por meio de comissão constituída exatamente para providenciar a seleção do legislativo.

Quanto à Prefeitura de Parauapebas, o último grande certame para o quadro geral aconteceu em 2014 e trouxe muitos forasteiros. Os maiores ocupantes de vagas nos concursos de Parauapebas são, tradicionalmente, concorrentes de Belém e Marabá, que dominam a esmagadora maioria dos cargos. Depois, há representantes de Ananindeua, Tucuruí, São Luís e Imperatriz.

A julgar pela quantidade de pessoas de fora (de estados como Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Goiás e Paraná) que batem à porta da prefeitura diariamente atrás de uma oportunidade num dos mais valiosos e pontuais contracheques do país, o próximo concurso da Prefeitura de Parauapebas deve se tornar um dos maiores “eventos turísticos” da Região Norte, por atrair dezenas de milhares de candidatos em busca de estabilidade e bom salário.

Dentro da mineradora Vale já existe até preocupação porque muitos empregados até de longas datas não veem a hora de se livrar da troca de turno para ganhar duas ou três vezes mais na prefeitura, celebrando fins de semana, feriados e dias santos, além das tradicionais “emendas” embarcadas em pontos facultativos e recessos que só o serviço público concede. Nem a participação de lucro da empresa privada multinacional é capaz de deter o desejo pela estabilidade na madame PMP.

28 comentários em “Prefeitura de Parauapebas publica preenchimento de 5 mil vagas

  1. Edimar Pinheiro Veras Responder

    São esses funcionários que mantém a atual gestão, é um esbanjar com o dinheiro público , pobre cidade rica .
    Mas isso vai mudar.

  2. Gustavo Santana de Abreu Responder

    Espero que o prefeito torne público esse edital pra fechar essas vagas com pessoas que sejam aprovadas em concurso. Darcy com essa medida vai fazer movimentar o comércio em Parauapebas, mesmo que seja por um ou dois dias, mas vai valer a pena e também pela visita de muitos em nossa cidade que luta pra ser uma cidade turística. Faça sua parte Darcy, que nós fazemos a nossa,… estudar para ser aprovado no concurso. Aguardo.

  3. Paulo Responder

    Igualmente como em outros municípios, concurso assim é figurinha carimbada. Tem os que estão lá dentro como contratados e sem capacidade de exercer a função, mas o padrinho é forte e vai só oficializar sua entrada no serviço público.

  4. Nada haver Responder

    O índice de criminalidade aumenta em qualquer lugar inclusive aqui por conta dos forasteiros, q entre eles pode vim gente de bem com dinheiro pra comprar um imóvel, como atrai, ladrões, foragidos, moradores de rua, e muitos outros tipos q vem sem nem onde cair morto, ai inventam a bendita invasão e ja sabe o tipo de pessoa q se instalam por nao, nem todos, mais a maioria vem pra ca pra tirar nosso sossego e nossa paz.

    • Janderson Responder

      Quando você diz nosso sossego, nossa paz, eu digo que só você mesmo, porque eu dormo meu sono que uma maravilha!!

  5. Andre Masckarenhas Responder

    Todos sabemos que se houver concurso, não haverá reeleição. Parauapebas precisa urgentemente de concurso, porque hoje os profissionais não são capacitados ao ponto de exercer suas atividades com dignidade! Que venha mais forasteiro l, porque sinceramente os pioneiros nós matam de vergonha por uma lambida de saco desses políticos CORRUPTOS.

    • Silvia Responder

      Pioneiro não querido, devem ser forasteiros como vc, que caiu de paraqueda aqui e q só vem colocar defeito na nossa cidade. Se lá onde vc tava é tão melhor e as pessoas são mais *profissionais*, que ta fazendo aqui? Volta pro buraco de onde vc veio.

  6. Ralzileida Mitilene Nazaré Da Silva Responder

    O concurso é para todos agora,se os pioneiros optam por humilharem-se aos seus padrinhos, não culpem quem estuda para vencer e conseguir uma classificação nós certames desta cidade. Todos têm direito à inscrição e o dever de estudar. Não sou daqui e, se hoje sou efetiva não tirei a vaga de ninguém.

    • Duka Ralhão Responder

      Certinha… Tambem não sou daqui e sou efetivo.
      Se alguem precisou babar ovo de político e agitar bandeira no sol, não adianta ficar de choro.
      Não se capacitou porquê?

  7. Jorge do Bem Responder

    Essa ideia de forasteiro em Parauapebas tem de acabar, não cabe mais numa cidade moderna e com quase 300 mil habitantes. Essa ideia de pioneiro x forasteiro parece uma narrativa de um coronelismo difuso daqueles que se acham os donos da cidade. Chega disso! Parauapebas é um lugar em que as pessoas vem para viverem, serem felizes e realizar seus sonhos, não pra tomar espaço de ninguém. Que venha o concurso e que sejam aprovados os melhores. Se passam poucas pessoas de Parauapebas o erro não está nos forasteiros está aqui.

    • Naza santos Responder

      O prefeito já tá milionário e n é daqui, os verdadeiros estão milionários e comprando tudo que quiserem, n vão largar tudo assim fácil, e me aponte quem é realmente daqui. Realmente a prefeitura está nas mão de forasteiros. Os secretários são de onde mesmo?Hahaha

      • Janderson Responder

        Muito bem, seu comentário deveria ganhar um prêmio, não e todo dia que um espertalhão que descobriu isso sozinho, e visto por aqui.

        • JORGE DO MAL Responder

          Vedo esse seu comentário da de vê o quanto vc deve ser uma pessoa limitada, a ponto de querer fazer um ironiazinha. Amigo ninguém descobre nada sozinho, quando a gente chega no mundo ou pelo menos chegou a humanidade já havia acumulado milhões de conhecimentos e a gente começa a estudar, pesquisar e aprender já sob a base e referência desse acúmulo histórico. Vai te preparar pro concurso enquanto ainda nem saiu o edital que vc ganha tempo, pois o fato de vc ser intitular DE PARAUAPEBAS não vai te dá nenhuma vantagem em relação a tua concorrência.

      • JORGE DO BEM Responder

        A maioria que mora em Parauapebas não tem sua origem em Parauapebas, salvo os quem já nasceram por aí e mesmo assim isso não dá nenhum direito a mais pra eles, não os faz melhor do que ninguém pelo fato de terem nascidos aí. A cidadania é ampla a todos e todas inclusive estrangeiros. Inclusive um dos princípios da nossa cidadania é o direito de ir e vir, e querer estar onde possa ter vontade de estar. Além de que é vergonhosa e excludente a história oficial contada de origem dessa cidade que só fala de uns tal de pioneiros quando que na verdade Parauapebas se originou de puteiros e canteiros de obras. A cidade é de todos: das putas, dos ladrões, dos fazendeiros, dos sem-terra, dos ricos dos pobres, dos crentes, dos católicos dos macumbeiros, de quem já mora, de quem vir a morar também. Deixem de serem xenófobos e vão estudar pro concurso, inclusive Direito Constitucional, Cidadania e Direitos Humanos que cai em provas de concurso público.

  8. Carlos Henrique silvestre Responder

    tenho uma fonte lá dentro da prefeitura que falou que o edital estava na mesa do prefeito já pronto esperando só ele assinar. Mas eu acho q ele engavetou.

  9. Robério Responder

    Cartas marcadas, amigos. Cartas marcadas. Só conversa pra boi dormir essa de concurso. O prefeito prefere mil vezes os contratados pelo voto de cabresto. Afinal ele ainda quer voltar a ser prefeito pela quinta vez em 2028. Vai abrir concurso para não poder prometer emprego lá na frente? O golpe tá aí, cai quem quer.

    • Amiraldo ramos Responder

      É verdade, servidor contratado é obrigado a manter velhos vereadores no poder. Nada contra o trabalhador que muitas vezes se vê obrigado a votar e manter esses mamateiros do poder público , prq precisam manter suas famílias.
      Se pode contratar 5000 pessoas pode também realizar um concurso com pelo menos 2000 vagas.

Deixe seu comentário

Posts relacionados