Prefeitura de Parauapebas inaugura hoje Parque dos Ipês, um dos marcos do Prosap

Com tamanho de três campos de futebol, espaço terá acesso regulado por regimento interno e limite de circulação. Parque eleva a rica Capital do Minério a outro patamar de sustentabilidade

Continua depois da publicidade

O pacote de saneamento básico disparado pela administração de Darci Lermen, em 2020, por meio das obras do Programa de Saneamento Ambiental de Parauapebas (Prosap) vai começar a colher seus primeiros frutos a partir desta sexta-feira (24). Logo mais, às 17 horas, o prefeito vai inaugurar o Parque dos Ipês, símbolo dos novos tempos da Capital do Minério, que corre para ser vista como cidade ambientalmente sustentável, para além de reconhecidamente rica nos dias atuais.

Localizado às margens da PA-160, já dentro dos limites do Bairro Tropical, um dos complexos mais populosos da cidade, o Parque dos Ipês teve investimento de R$ 10,84 milhões para 28 mil metros quadrados de área de lazer, o equivalente à área de três campos de futebol. As empresas Imperial e Transvias formataram o espaço, onde será possível praticar esportes, fazer piqueniques e realizar atividades físicas.

Segundo a prefeitura, há pista de skate, quadras poliesportivas, playground, academia ao ar livre, arquibancada, além de fonte luminosa, quiosques para venda de comida, banheiros públicos e uma diversidade florística a ser apreciada. Inclusive, a espécie ipê, que embeleza Parauapebas na primavera com sua paleta de cores em flores brancas, amarelas, rosas e roxas, é a espécie-símbolo que empresta nome ao parque.

Ainda de acordo com o governo municipal, o funcionamento do Parque dos Ipês vai seguir o modelo de gestão das cidades que aplicam regimento interno para usufruto dos ambientes. Com isso, o horário de funcionamento será limitado a fim de que equipamentos públicos e espécies vegetais sejam preservados. A Guarda Municipal fará a segurança do parque.

Impacto socioambiental

O Parque dos Ipês chega justamente no momento em que pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) percorrem a cidade levantando dados sobre aspectos urbanísticos de Parauapebas e em mais outras 5.569 cidades do país. Embora o propósito do espaço não seja meramente figurar nas estatísticas oficiais, ao pensar na ideia de erguê-lo, o prefeito Darci Lermen fará com que Parauapebas figure em situação confortável na próxima rodada de apuração do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), previsto para ser lançado em 2025, a partir de dados do censo demográfico que será realizado este ano.

Parauapebas deverá disputar o topo do IDHM no Pará, certamente apresentará um dos melhores indicadores de crescimento na Região Norte no quesito “renda” da população e tende a figurar como município com planejamento de sustentabilidade ambiental urbana acelerado nos estudos referentes a essa área.

“Hoje, com a inauguração do Parque dos Ipês, nosso município vai cravar o marco temporal para a construção de uma Parauapebas socialmente ecológica e ambientalmente sustentável. Queremos que a população atual e, sobretudo, as futuras gerações se orgulhem de morar em uma cidade que prima por implantar espaços verdes para a convivência pacífica entre o concreto e o ar puro”, comemora o prefeito Darci Lermen.

O gestor explica que, enquanto o mundo está às voltas com questões como emissão de gases de efeito estufa, lixo nos oceanos e aquecimento global, Parauapebas tem se esforçado para dar a sua contribuição, por meio do Prosap, no sentido de despoluir e preservar mananciais locais, levar saneamento básico e água potável à população e criar ambientes de convivência com o máximo de área verde possível.

Outro entusiasta com a obra que acaba de sair do papel é Cleverland Araújo, coordenador de projetos especiais do Prosap. Segundo ele, “não há forma de desenvolvimento social, econômico e sustentável que não passe pelo plantio de uma árvore, para ficar como legado às gerações vindouras”.