Parauapebas

Prefeitura de Parauapebas gasta R$ 70 mil em SP com outro estande de evento

Iniciativa para potencializar turismo local contrasta com os graves problemas sociais por que passa o município nos últimos anos, como pobreza, desemprego e violência.

Depois de gastar cerca de R$ 250 mil com locação e montagem de estande em evento realizado no início do mês passado em São Paulo, o World Travel Market Latin América 2019, o governo de Darci Lermen vem com mais uma: vai aplicar R$ 70.570 em estande de novo evento: o Avistar Brasil 2019. A informação disponível aqui foi publicada na edição desta terça-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a publicação, o chefe de Gabinete, Roque Dutra, ordenou a despesa para a “locação, produção de layouts e adesivos e montagem de stand de 15m² no Avistar Brasil 2019, para a participação do Município de Parauapebas”. O Avistar Brasil, que será realizado entre os dias 17 e 19 deste mês em São Paulo, se autoproclama a “mais importante feira de vida ao ar livre do Brasil”.

Nos últimos tempos, a Prefeitura de Parauapebas tem ensaiado movimento que busca emplacar o turismo local como uma das maravilhas brasileiras, e a iniciativa é louvável. Contudo, o município não se preparou — nem se prepara — administrativa e socialmente para receber os turistas. Parauapebas enfrenta um processo severo de empobrecimento, ostenta o maior contingente de desempregados do sudeste do Pará e alcançou índices de criminalidade cavalares à medida que cresceu populacionalmente sem se desenvolver.

Nos últimos três anos, o município, que é o maior produtor de minério de ferro de alto teor do mundo, saiu do radar dos investidores como cidade interessante para novos negócios, de acordo com os dois últimos levantamentos da consultoria Urban Systems, especializada em prospecção e inteligência de mercado. Além disso, os números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que os embarques e desembarques por meio do aeroporto local estão em franco declínio, com queda de quase 10% no tráfego de passageiros nos últimos dois anos.

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