Prefeitura de Parauapebas empossa mais 147 servidores aprovados em concurso

Continua depois da publicidade

Acompanhado de secretários municipais e de assessores, o prefeito Darci José Lermen deu posse na última segunda-feira (3), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), a 147 candidatos de nível superior aprovados em concurso público da prefeitura.

Os novos servidores públicos empossados são enfermeiros, administradores, analistas ambiental e de sistema, assistentes sociais, jornalistas, economistas, contadores, procuradores, engenheiros agrônomo e civil, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, sociólogos, psicólogos, biomédicos, médicos clínico-geral, pediatras, veterinários, cardiologistas, cirurgiões, nefrologistas, urologistas, nutricionistas, tecnólogos em saúde pública e zootecnistas.

Ladeado na mesa oficial pelo secretário municipal de Administração, Luiz Vieira; procuradora-geral do município, Quésia Lustosa; vereador José Adelson, presidente da Câmara Municipal; e por Alípio Ribeiro, titular da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), o prefeito Darci Lermen deu boas vindas aos novos servidores, lembrou que eles estavam assumindo importantes funções para servir à comunidade e apostou que todos seriam bem recebidos pela população, uma vez que a maioria dos empossados é oriunda de outros municípios ou estados.

Por sua vez, o secretário municipal de Administração explicou sobre os direitos e deveres dos servidores públicos, estágio probatório e passou informações complementares referentes ao serviço público.

O titular da CTRH elencou os convênios de assistência que a prefeitura tem mantido nas áreas de saúde, comércio, finanças e de lazer e proporciona aos funcionários públicos.

Ao usar a palavra, o presidente da Câmara Municipal parabenizou os novos servidores públicos aprovados no concurso público da prefeitura e anunciou que o Legislativo local também vai realizar concurso público no segundo semestre deste ano.

Informando que também é servidora concursada em Parauapebas, a procuradora-geral do município se colocou à disposição dos novos colegas para esclarecer eventuais dúvidas relativas ao serviço público.

Após os pronunciamentos, Luiz Vieira leu o termo de posse coletiva e os servidores foram convidados a se dirigem a várias salas do CEUP para assinar individualmente os documentos de efetivação em seus respectivos cargos.

Texto e fotos: Waldyr Silva – Site da PMP

[ad code=2 align=center]

9 comentários em “Prefeitura de Parauapebas empossa mais 147 servidores aprovados em concurso

  1. Bruno Monteiro Responder

    CORTANDO NA PRÓPRIA CARNE
    Pelo visto o que vem causando furor entre os candidatos apovados no último concurso público para provimento de cargos da Prefeitura Municial de Parauapebas são as nomeações ainda não realizadas do restante dos candidatos aprovados para cargos de nível médio. Como professor de direito militante a alguns anos em Belém e em Parauapebas, sinto-me particularmente contrariado com a atitude dos gestores da PMP. Ao lecionar sobre tópicos como “concurso público”, “formas de provimento de cargo público” e sobre os “princípios que norteiam a atividade administrativa do Estado” ensinei aos meus alunos – que dentre eles vários estão aguardando a merecida nomeação, posse e entrada em exercício – o reverso do está ocorrendo.
    Salvo uma justificativa muito bem alinhavada, que pode levar em conta informações de que não tenho conhecimento, não há motivação plasível para o retardamento das nomeações, senão vejamos: imeginemos, por exemplo, que para o cargo de técnico de enfermagem existam no quadro geral de servidores da PMP previsão de 100 cargos com todos atualmente preenchidos por servidores temporários(o que já é uma ilegalidade flagrante); imeginemos também que com esse pessoal, a PMP gaste, por mês R$ 100.000,00. Pois bem, agora vislumbremos a seguinte situação que vem ocorrendo: a) após a realização do concurso, somente parte dos cadidatos aprovados são nomeados e os de classificação mais distante ainda estão aguadando a nomeação; b) candidatos aprovados que eram temporários no mesmo cargo para o qual prestaram exitosamente o concurso foram dispensados e aguardam desempregados a nomeação; c) temporários que sequer pretaram provas tiverem seus contratos ilegais renovados por mais alguns meses. Ora, se já há concurso devidamente finalizado e homologado pelo Prefeito Municial as perguntas que se fazem são: por que todos os caditatos aprovados não foram nomeados de uma só vez? ; por que posterga-se uma situação de ilegalidade já apontada pelo Ministério Público do Trabalho? Para não me acusarem de ser leviano em minhas colocações, aviso desde já que a situação apontada acima nas letras a, b e c foram relatadas a mim por uma ex-aluna de um cursinho preparatório em que atuei como professor. A aluna era temporária, foi aprovada no concurso e, como prêmio aguarda em casa, desempregada, sua nomeação.
    Se os custos são os mesmos com temporários ou concursados, qual o motivo dos gestores não nomearem os que democraticamente provaram que são capazes para o exercício do mister público? Me custa muito acreditar, mas tenho que admitir que possivelmente a gestão da PMP está sentindo na pele a dor de cortar na própria carne e colcar para fora da administração os que ajudaram na campanha política, os que saíram ao sol e à lua, os que no mais das vezes são aportunistas desqualificados, sem preparação e nem mesmo afinados com a ideologia do partido para o qual oportunisticamente trabalham – com o fito único de auferir rendimentos burlando as leis (com ajuda e conivência do poder público).
    Nossa política tupiniquim ainda tem muito que amadurecer. Salvo raríssimas exceções (como nas eleições, ou no censo 2010/IBGE, que se proximam), a via de acesso para o exercício de cargos e empregos públicos na administração direta e indireta de qualquer dos poderes constituídos é o concurso público, e é bom que ninguém pense que as autoridades administrativas da PMP fizerem concurso por um senso de justiça, fraternidade ou honestidade. O fizeram porque o Ministério Público do Trabalho faz um excelente trabalho neste Estado maltrapilho e maltratado exigindo a regularização de pessoal junto às prefeituras que insistem em empregar quem bem entendem, sob pena de ingresso de ação civil pública que pode levar uma prefeitura a ter de pagar milhões numa condenação.
    O prefeito municipal tem de saber que ele estará melhor acompanhado dos servidores concursados do que dos temporários que invariavelmente são despreparados, sem comprometimento e sem espírito público.

    Bruno Monteiro, Bacharel em Direito, Servidor Concursado da Justiça Federal e Prof. de Direito em Cursinhos Preparatórios para Concursos Públicos.

  2. QUEM Responder

    VALEU KENEDY: MS O LIMITE DE 2 ANOS SÃO PARA OS QUE FICARAM PÓS CLASSIFICAÇÃO AFINAL AS VAGAS OFERECIDAS TEM QUE SER PREENCHIDA, ALÉM DE TER PESSOAS TRABALHANDO CONTRATADAS COMO TÉCNICO E AUXILIAR PODE IR A JUSTIÇA QUE VAI DAR MOAGEM

  3. kenedy Responder

    A semad esteve enviando ofícios às secretarias do município solicitando o levantamento de quantos auxiliares e técnicos que cada uma necessitará de imediato, e só mediante isso será possível saber quantos serão chamados se é 20, 30 ou 50%, e no mais não me perguntem pq eu não sei de mais nada, é só isso que eu sei, talvez até final do mês de maio saberemos quantos de fato serão chamados.

    E sobre recorrer a justiça, vcs só poderão quando se passarem 2 anos, que é a validade do concurso, mas vão lá não custa tentar, vai que cola, boa sorte a todos!!!!!!!!

  4. ancioso e triste Responder

    hj pela manha liguei na ctrh de parauapebas e recebi outra informaçao que desclassifica a classe de nivel medio desse concurso
    me informaram alias a quase um mes atras toda semana vao chamar
    mais o q me deixa mais triste ainda e q so irao chamar uns 20 ou 30% do restante dos concursados
    isso realmente e uma vergonha para o prefeito darci
    q naum ira honrar o q disse no que se refere aos concursados onde ele relata publicamente q ate o mes de maio todos os concursados classificados estariam trabalhando!
    sera q vc naum vao honrar sua palavra Darci?
    ou sera q vamos ter q recorrer a justiça?

  5. Nome (obrigatório) Responder

    Cadê a nomeação dos concursadods do nível médio?
    Chegou o mês de MAIO e nada, ainda estamos desempregados e esperando nossas nomeações para podemos trabalhar e organizar nossas vidas!
    Vamos Darci vamos cumprir o que dizemos em público em pleno jornal de grande circulação da cidade! Ou vc não tem palavra como prefeito deste municipio?
    Estamos anciosamente esperando que vc volte ao seu cargo e faça isso rápido! Estamos esperando!

  6. desconhecido Responder

    parabéns aos novos efetivos do município, mas eu quero saber quando vai sair a nomeação dos 50% de nível médio que aguardam a tão sonhada convocação, já que existem pessoas contratadas trabalhando em seus lugares.
    será preciso recorrer à justiça ou não?

  7. Nome (obrigatório) Responder

    e quando vão chamar os outros aprovados que restaram do nível médio?

  8. Wes Responder

    Ze dudu alguma novidade sobre o restante do nivel medio? Tao dizendo q vao chamar esse mes ou mes q vem!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados