Prefeito Valmir Mariano apresenta iniciativa em educação indígena à rainha do Qatar

Continua depois da publicidade

O prefeito Valmir Queiroz Mariano recepcionou nesta manhã, no aeroporto de Carajás, a sheikha (título que equivale à rainha) Mozah Bint Nasser Al Missned que veio ao município conhecer a iniciativa da educação indígena e reforçar o Pacto pela Educação do Governo do Estado. Ao lado do Governador Simão Jatene, Valmir Mariano e Mozah Bint Nasser Al Missned partiram para a aldeia Djudjêko, que está localizada dentro dos limites de Parauapebas.

Mozah Bint Nasser Al Missned que além de ativista política, é também presidente da Qatar Foudation, órgão que desenvolve ações sociais na área da educação, ciência e desenvolvimento comunitário para os moradores do Qatar. A rainha também é fundadora da Organização Não Governamental Education Above All, que promove o direito à educação em áreas afetadas ou ameaçadas por crises, conflitos e guerras, contribuindo para o desenvolvimento humano em diversos países do mundo.

De acordo com o prefeito, a rainha ficou impressionada com o trabalho direcionado à comunidade indígena da aldeia, onde a Prefeitura inaugurou, há dois meses, a escola de ensino fundamental Moikô Xikrin. Como forma de reforçar o respeito à cultura indígena, a rainha sugeriu a adequação do material didático à língua do povo Xixrin. “É importante levar cultura a essas comunidades de forma que haja valorização às suas origens”, declarou Valmir Mariano.

image

Quando perguntado sobre o papel da prefeitura para melhoria na educação, o prefeito afirmou que há intenção de município e estado firmarem uma parceria para construção de uma escola de Ensino Médio na aldeia e assim oferecer mais oportunidade de educação aquela comunidade. Por meio da Qatar Foundation, com apoio de estado e município, a rainha pretende viabilizar a informatização para avançar ainda mais o trabalho de educação na aldeia.

A sheikha Mozah Bint Nasser Al Missned retornou à Belém esta tarde e deverá seguir de volta ao Qatar nessa quarta-feira (18).

O Pacto

O Pacto pela Educação do Pará é um esforço liderado pelo Governo do Estado e conta com a integração de diferentes setores e níveis de governo, da comunidade escolar, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e de organismos internacionais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará e, assim, tornar o Estado uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público.

A proposta é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os níveis: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, num período de cinco anos, feito inédito para todos os estados brasileiros (fonte: http://pactopelaeducacao.pa.gov.br/).

Fonte: ASCOM PMP

13 comentários em “Prefeito Valmir Mariano apresenta iniciativa em educação indígena à rainha do Qatar

  1. Jasson Iran Monteiro da Cruz Responder

    Gente, rainha é rainha, não vamos comparar aos nossos “pobres” governantes. Mas, já que resaltaram é roupa e apresentação, quero elogiar o bom gosto da vestimenta da rainha. Um tecido leve, adequado ao clima da região, mangas que valorizam a sua origem nobre e turbante que lhe dar um ar de realeza. A pose, nem se fala… Muito bom gosto. Nosso governador, kkkkkkkkkkkkkkk É melhor nem comentar. Ai Jesus!

  2. Castro Responder

    Vergonhoso os trajes dos nossos representantes (???) para recepcionarem um rainha. Falta de etiqueta e de conhecimentos. Cadê o pessoal de cerimonial que não alertam para isso. Vergonhoso.

  3. ZE Responder

    O JATEVE PARECENDO UM ZÉ ORELHA MAL VESTIDO PRA CARAMBA BEM ESTILO DE GOVERNADOR PRA NADA!!!!!!!!!! BANDO DE POVO A TOA…..GOSTAM DE SE APARECER E NÃO FAZEM NADA…………MAS NÓS TEMOS TÍTULO E PODEMOS NO DIA DA VOTAÇÃO DAR O TROCO!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Anônimo Responder

    Quanta falta de etiqueta. o governador mais parece vendedor de picolé na feira, tinha que ser lá dos Belem mesmo…

  5. Anônimo Responder

    o jatene achou que estava indo a uma pescaria e o prefeito que exige terno até para os puxa saco vai todo esmazelado, vai entender!

  6. Leonardo Soares Responder

    Nuca vi tanta falta de bom senso e cafonice desse governador, receber uma rainha de bonezinho e calça jeans. Que vergonha!

  7. Anônimo Responder

    kkkk, o Estado vai melhorar a qualidade da educação sem contratar professor? Os alunos sem aula? Faça-me rir. O município vai melhorar a qualidade da educação enviando mimeógrafo e matricial para as escolas?

  8. vitor Responder

    O governador não entende de etiqueta, deveria se vestir melhor para receber tão ilustre senhora (rainha), ta parecendo vendedor de picolé!

  9. Jasson Iran Monteiro da Cruz Responder

    No Brasil é assim.
    É preciso que venha alguém do outro lado do oceano, do mundo ou de outro planeta para as autoridades entenderem e fazerem o que a gente já disse o que era para ser feito. Em 2008 defendi um estudo sobre Inclusão Social e Educação escolar indígena. Está lá no CEUP. Mas como não sou rainha, todos fazem vista grossa.
    Fala sério….. Mas parabéns a rainha, vida longa a rainha e curta aos gestores do Brasil.

  10. ZEZINHODO PSOL Responder

    Se não conseguiu melhorar nem a escola dos povos brancos, ate hoje as crianças da rede publica não tem uniforme do município. imagine a tamanha mentira que ele pregou para rainha.

  11. E o povo....???? Responder

    Jatene por aqui… parece piada os motivos pelos quais esse moço aparece. Botar a cara pro povo que é bão, necas de pitibiribas…. dona sheikha (título que equivale à rainha) pelo amor de Deus… leva esses dois com a senhora e deixa por lá, no meio do deserto!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados