O governo do Estado do Pará anunciou ontem, durante a sexta audiência pública de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, que a região de Integração de Carajás, composta pelos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia, receberá cerca de R$1,3 bi em investimentos nos próximos quatro anos.
Representado pelo Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), Sergio Bacury, o governo do Pará esqueceu-se de avisar a comunidade que esses recursos terão que ser encaminhados à Assembleia Legislativa do Pará para serem aprovados.
Amanhã outra audiência pública acontece em Redenção, na região de Integração do Araguaia, composta por 15 municípios, e certamente mais alguns milhões em investimentos devem ser anunciados para a região. No oeste paraense, serão realizadas 3 audiências públicas com o mesmo objetivo no mês de agosto: Santarém (região do Baixo Amazonas) no dia 9; Altamira (Xingu) no dia 8; e Itaituba (Tapajós) no dia 10.
A longa distância entre o discurso do governo do Estado e a realidade da execução dos investimentos discutidos nessas audiências públicas é o que preocupa. Podem anotar, em dezembro a ALEPA deverá devolver o PPA para execução no período entre 2012 e 2015 e certamente os valores disponibilizados para nossa região não serão os mesmos valores anunciados pós-audiências. Mesmo com a guerreira intervenção dos poucos deputados estaduais de nossa região ( dos 41 deputados que compõem a ALEPA 7 têm domicílio eleitoral em Carajás e 10 no Tapajós) o grosso do caldo do orçamento do governo do Estado continuará sendo aplicado em Belém e região metropolitana, infelizmente.
2 comentários em “PPA 2012-2015 do Pará discutido em audiências públicas, uma tapeação”
Infelizmente nossos deputados não estão nem ai para a população que os elegeram com promessas de dias melhores, e nada até agora.
Atualmente eles só querem saber de pedir votos para conseguirem o seu intento, que é criar estados, para eles terem status de senadores, governadores, etc…….. E ai os autores da tapiação só vai mudar de nome e a população continuará na mesma.
O Jatene pelo menos está mostrando boa intenção
Nessas horas que esses frouxos deveriam mostrar serviços e voz. Se formos pensar dessa forma, deveremos igualar a questão em relação ao estados do sul e sudeste do pais, e talvez com isso pedir o desmembramento do Pará com relação ao resto do Brasil.
Se esses mesmos deputados não estivessem interessados em questões politicas e financeiras para os seus bolsos certamente não seria assim tratada o PPA.