Polícia Civil apreende carga de carvão no município de Tailândia

Um caminhão foi encontrado com mais de 36 metros cúbicos de carvão vegetal sem documentação legal

Continua depois da publicidade

Ação conjunta da Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) Belém e do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” resultou na apreensão de uma carga de carvão vegetal, na quinta-feira (13), no município de Tailândia.

A carga foi aprendida em um caminhão que estava na Fazenda São Pedro/Zimmermann, localizada no Km 161 da vicinal 35, na zona rural de Tailândia. O delegado Waldir Freire Cardoso, titular da Demapa e responsável pela operação, informou que o veículo transportava 36,49 metros cúbicos de carvão vegetal. O produto estava sem a documentação para o transporte.

O titular da Demapa ressaltou que o veículo foi encontrado na propriedade rural pertencente a José Maria Pereira de Souza, sob a responsabilidade do motorista Mauro Martins do Nascimento. Este informou à equipe policial que José Maria é o dono do local onde o carvão era produzido.

A produção de carvão vegetal é autorizada para consumo de subsistência, equivalente a dois fornos por morador. “O máximo permitido são dois fornos para caracterizar produção de subsistência, assim, os infratores tentam descaracterizar o crime ambiental”, enfatizou o delegado Waldir, destacando que na região existem dezenas de fornos separados de dois em dois.

Por Antonio Barroso – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Jacundá