Em decretos publicados em edição extra do Diário Oficial do Estado, na noite de ontem, dia 2, o governador do Pará, Helder Barbalho, exonerou, a pedido, o delegado Alberto Henrique Teixeira de Barros do cargo de delegado-geral de Polícia Civil, função que ele exercia desde o início do governo, em 2019.
Porém, em outro decreto, logo em seguida Alberto Teixeira foi nomeado secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, enquanto Gilberto Aragão da Silva, também “a pedido”, foi exonerado do cargo.
De outra parte, para a função de delegado-geral de Polícia Civil, foi designado o delegado Walter Resende de Almeida, que terá como adjunta a delegada Daniela Sousa dos Santos Oliveira.
Tanto Alberto Teixeira quanto Walter Resende já passaram por Marabá, onde exerceram a função de superintendente regional de Polícia Civil do Sudeste do Estado. Teixeira também foi secretário municipal de Segurança Institucional de Marabá no Governo João Salame
Ultimamente Walter Resende de Almeida estava à frente da Seccional Urbana do Comércio, em Belém, onde, recentemente, solucionou em tempo recorde o caso do roubo de um bebê da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia do Pará e foi muito elogiado pelo feito.
Já Alberto Teixeira, foi denunciado em julho passado, pelo Ministério Público Estadual, suspeito de ter comprado 4 mil litros de álcool em gel com dispensa de licitação e preço superfaturado.