O clima natalino paira sobre Parauapebas. Ainda não chegou dezembro e já é possível ver objetos decorativos em vários pontos da cidade. São arranjos, flores, árvores natalinas e estrelas, tudo feito de material de garrafa pet, uma forma de embelezar os espaços públicos em harmonia com o meio ambiente. Essa é a proposta do Projeto Natal de Parauapebas, idealizado pela Prefeitura, que esse ano traz o tema para a decoração “Um Natal Encantado”.
Para a coordenadora Maria Odilza Lermen, é importante que a comunidade entenda que se pode ter um espaço de vivência sem lixo na rua. “Nós aproveitamos garrafas que na prática estariam no meio ambiente. São 85 artesãs empenhadas desde a produção das peças à montagem”, ressalta.
Entre as novidades para 2012, estão o boneco de neve, a casa do Papai Noel e uma cascata de 14 metros de altura. “Parauapebas é o município do país com o maior projeto de decoração natalina feita de garrafa pet, a considerar o espaço geográfico decorado. Por isso é importante que este projeto tenha um processo de continuidade”, enfatiza Maria Odilza.
A PA-275, a começar da portaria até o viaduto, e as Praças de Eventos, Cidadania, Mahatma Gandhi, do Liberdade e da Bíblia, receberão a decoração natalina.
Projeto de Natal
Em 2011, o Projeto de Natal arrecadou um milhão de garrafas pet, em uma parceria com as escolas públicas municipais, por meio da Secretaria Municipal de Educação. “Os alunos se empenharam na arrecadação e o resultado foi excelente. As escolas vencedoras receberam prêmios doados pela Prefeitura”, diz a coordenadora do Projeto de Natal.
Do total arrecado, foram usadas 300 mil garrafas. Já nesse ano, a quantidade será maior. Cerca de 700 mil pets se transformarão em peças natalinas que deixarão Parauapebas ainda mais bonita e atrativa para os turistas dessa época do ano.





