Parauapebas: Semsa entrega nova Unidade Móvel de Saúde da Mulher

Em seu primeiro dia de funcionamento, 105 mulheres já foram atendidas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
(Foto: Elienai Araújo)

Continua depois da publicidade

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (10), a entrega oficial da nova Unidade Móvel de Saúde da Mulher, durante a inauguração da Praça Maria Luiza Saldanha, localizada no bairro Nova Carajás. A iniciativa é da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A aquisição do veículo se deu através de emenda parlamentar dos vereadores da legislatura anterior.

Trata-se de um consultório móvel, que percorrerá o território parauapebense oferecendo diversos serviços de saúde. Entre eles: consulta ginecológica, atendimento de enfermagem, exames de ultrassonografia, coleta do exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU)/colposcopia, inserção de dispositivo intrauterino (DIU), eletrocardiograma, exames laboratoriais, vacinação, referências para consultas e exames especializados.

“Há uma demanda muito grande e uma oferta muito pequena desses serviços. Com a Unidade Móvel, nós esperamos diminuir essa distorção, prestando um grande serviço à saúde da mulher,” afirma Gilberto Laranjeiras, gestor da pasta de Saúde. “Nosso intuito é aumentar a oferta de exames para que, se algo for detectado, a paciente seja encaminhada imediatamente para o tratamento adequado. Quanto mais cedo uma doença for detectada, maior será a chance de cura”.

Na ocasião, já foi iniciado o atendimento ao público com parte dos serviços itinerantes que estarão disponíveis. Ao todo, 105 mulheres foram atendidas apenas neste primeiro dia de funcionamento. Entre elas, estava a auxiliar administrativa Jaíde Nunes, que comemorou o novo recurso: “Trazer essa carreta para o nosso bairro foi mesmo uma grande ideia da prefeitura. Nós estávamos mesmo precisando. Uma iniciativa muito boa que vai ajudar a nós mulheres na prevenção”.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher irá percorrer todo o território parauapebense, atuando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em áreas da zona urbana e parte da zona rural do município. Após 30 dias, ela retornará para entrega de resultados dos exames realizados. O itinerário de localidades da carreta será divulgado em breve.

“Estamos dando continuidade a um conjunto de ações em nosso município. Ainda há muito o que desenvolver, mas este é um avanço notável que vai percorrer os diversos bairros que compõem o município, tanto na zona urbana quanto na zona rural da nossa cidade,” concluiu o prefeito Darci Lermen.

Programa “Prefeitura com a Comunidade”

Em adição à entrega da carreta, a gestão municipal promoveu também o lançamento do Programa “Prefeitura com a Comunidade”, com a realização de ações e serviços ofertados pelas diversas secretarias, voltados prioritariamente para as mulheres.

Como parte da iniciativa, a Semsa ofereceu consultas médicas, coleta do PCCU, ultrassonografia de mamas, vacinação, avaliação nutricional e aferição de pressão arterial.

Anna Vale – com informações da Prefeitura de Parauapebas