Parauapebas: Semsa adquire primeiro Castramóvel das regiões sul e sudeste do Pará

O veículo é todo adaptado com mesas cirúrgicas para fazer a castração de animais. As ações serão itinerantes nos bairros mais carentes da cidade e nas vilas da zona rural

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) adquiriu o primeiro Castramóvel do município e é também o primeiro das regiões sul e sudeste do estado. O veículo é todo adaptado, climatizado e revestido por material lavável e impermeável, dispondo ainda de duas mesas cirúrgicas e um lavatório para realização de castração de animais.

A equipe técnica que atenderá no Castramóvel é formada por dois médicos veterinários e pessoal de apoio. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Damasceno, o atendimento será itinerante e vai ampliar a oferta de castração gratuita.

“A unidade vai circular nos bairros que possuem maior vulnerabilidade social e vilas rurais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h”, explica o coordenador.

De acordo com o secretário adjunto da Semsa, Paulo Vilarinhos, para fazer o agendamento da cirurgia, o animal não precisa estar presente, basta o tutor apresentar CPF, RG, comprovante de residência atualizado em seu nome e comprovante de vacinação contra raiva do animal. “Faremos ações nas localidades, informando previamente por meio dos veículos de comunicação e plataformas oficiais das redes sociais da prefeitura”, informa.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, o Castramóvel “é uma importante ferramenta para diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade”. Ele detalha que a unidade móvel foi adquirida através de uma adesão à ata, que contempla também um gabinete ginecológico para a realização de ação itinerante que levará atendimento às pessoas que têm dificuldade em ir às áreas urbanas, garantindo a elas um atendimento humanizado.

“O objetivo do Castramóvel é alcançar a marca de 400 castrações por mês e, para garantir que este número seja atingido, iremos buscar parcerias com associações de bairros e ONGs da cidade”, adianta Laranjeiras.

O veículo vai ser batizado com nome que será escolhido através de consulta popular, realizada pelos veículos oficiais da prefeitura. Ao todo, serão sugeridos quatro nomes para votação popular.

(Tina Santos- com informações da Ascom PMP)