Parauapebas: Prefeitura vai realizar Consulta Pública para criação do Parque “Maria Bonita”

A consulta será realizada no 16 deste mês, de forma on-line. O processo para criação da unidade de conservação ambiental foi iniciado em 2014, com base em estudo desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), vai realizar, no dia 16 deste mês, uma consulta pública para a criação da Unidade de Conservação “Parque Natural Maria Bonita”. A área proposta está localizada entre os bairros Alvorá e Nova Carajás, que faz parte da área urbana da cidade.

O processo para criação da unidade de conservação ambiental foi iniciado em 2014, com base em estudo desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Os estudos mostram que a área possui características relevantes para compor a unidade de conservação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a área tem capacidade de oferecer lazer e recreação para a sociedade com atrações que permitam o contato com a natureza. A criação do parque faz parte das ações da administração municipal, visando integrar a preservação do bioma amazônico com o desenvolvimento sustentável, englobando proteção da floresta e o fortalecimento das atividades de educação ambiental e produção científica.

Durante a consulta pública serão discutidos pontos importantes para a criação da Unidade de Conservação Municipal “Parque Natural Maria Bonita”. O evento começa às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e Facebook da Prefeitura de Parauapebas.

Estarão presentes, representantes da Semma, da Ufra, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e autoridades do executivo e legislativo municipal. A população irá poder interagir tirando as dúvidas, enviando as perguntas para o e-mail: consultapublicaparquemariabonita@parauapebas.pa.gov.br . Os  questionamentos serão respondidos durante a transmissão.

Parauapebas já possui cinco unidades de conservação ambiental, sendo três federais e duas municipais. As unidades federais são a Apa do Gelado, categoria de uso sustentável; Floresta Nacional de Carajás, categoria de uso sustentável; e Parque Nacional dos Campos Ferruginosos Carajás, categoria proteção integral. Já as unidades de conservação municipais são: Apa do Igarapé Ilha do Coco, categoria de uso sustentável; do Parque Natural Municipal Morro dos Ventos, categoria de proteção integral.    

Maria Bonita, nome com o qual o parque será batizado, é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae, conhecida também como papa-mosca-de-peito-preto. Ela mede cerca de 11,5 centímetros de comprimento e pesa entre 8 e 9 gramas. Durante a pesquisa a ave foi encontrada na região da Unidade de Conservação, daí a decisão de nomear o parque com o nome dela.

Tina DeBord- com informações da Ascom PMP