Parauapebas: Município recebe primeiro Centro Especializado de Atendimento à Covid-19

O espaço de saúde vai atender Parauapebas e outros municípios da região sudeste do estado
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Centro será referência para tratamento de Covid-19 no sudeste do Pará (Foto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará)

Continua depois da publicidade

Parauapebas é o primeiro município paraense a contar com um Centro Especializado de Atendimento de Covid-19. O centro foi inaugurado, nesta sexta-feira (6), pelo governador Helder Barbalho e vai atender Parauapebas e outros municípios do sudeste do Pará.

O centro, que também é o primeiro no país voltado exclusivamente ao tratamento de Covid-19, conta com 28 leitos clínicos e 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na unidade serão atendidos e tratados pacientes com o novo coronavírus que, atualmente, estão sendo referenciados para os hospitais regionais.

Helder e Darci descerram placa de inauguração do centro (Foto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará)

“Hoje, iniciamos uma nova etapa no enfrentamento à Covid-19 no estado. Este é o primeiro centro de tratamento especializado da doença no Pará e, também, no Brasil, portanto hoje, fruto de uma parceria com a Prefeitura de Parauapebas, estamos permitindo iniciar essa nova etapa para tratamento de pacientes. Com isso, passaremos a deslocar os pacientes que estão nos hospitais regionais do sudeste paraense para que nós possamos centralizar os atendimentos nessa estrutura e permitir que os hospitais regionais retornem à normalidade dos atendimentos,” enfatizou Helder Barbalho, que cumpriu agenda na região nesta sexta-feira e sábado (7).

Após a solenidade de inauguração, o governador e demais autoridades visitaram as dependências. De forma prática, a estratégia da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é que os hospitais regionais voltem aos seus perfis originais e deem seguimento ao atendimento de pacientes com outras patologias que também precisam de atenção na Rede Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Centro funciona em um anexo do Hospital Municipal de Parauapebas, em área cedida pela prefeitura, e receberá pacientes referenciados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos socorros, por meio da Central Estadual de Regulação.

Segundo a Sespa, abrindo unidades específicas para Covid-19, os pacientes são direcionados para essas unidades, desafogando os hospitais municipais e estaduais. Isso garante a retomada de demandas eletivas que ficaram reprimidas em razão da pandemia.

A unidade conta 28 leitos clínicos e 30 leitos de UTI (Foto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará)

“Graças a Deus estamos vencendo a pandemia porque temos o apoio do governo do estado e também da Vale,” destacou o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

O Centro Especializado de Covid-19 foi equipado pelo governo do estado e terá gestão estadual por meio de Organização Social de Saúde. Também estão sendo planejados centros semelhantes para as cidades de Belém e Conceição do Araguaia.

Tina DeBord – com informações da Sespa