Parauapebas: I Fórum de educação à distância

Continua depois da publicidade

Biologia

O Centro Acadêmico de Biologia (Cabio) realizou na sexta-feira (29) o I Fórum sobre Educação a Distância na sala de videoconferência do Centro Universitário de Parauapebas. A discussão teve como palestrante o professor Carlos Alberto Trindade e contou com a presença do coordenador do pólo, Álvaro Castro, do secretário municipal de Educação Raimundo Oliveira Neto, além dos acadêmicos das turmas de Matemática, Química, Ciências Naturais e Letras.

O evento discutiu as “Origens e Evolução no Contexto Educacional Brasileiro”.

Depois de falar sobre como essa modalidade de ensino iniciou-se, o professor Carlos abriu espaço para o debate, em que os participantes puderam questionar e expor suas experiências acadêmicas no ensino a distância.

Dados do Anuário Brasileiro de Educação a Distância (AbraEaD), de 2007, apontavam mais de 2,5 milhões de pessoas estudando a distância em cursos formais de educação básica, graduação, formação continuada das empresas e formação técnica.

A Universidade Aberta do Brasil, ação do Governo Federal que propõe articulações com instituições públicas, de modo a levar ensino superior de qualidade aos municípios brasileiros, desenvolve metodologia de ensino diferenciada.

Os cursos da UAB são realizados com o auxílio de tutores num ambiente virtual de aprendizagem conhecido como “Moodle”, além de tutores presenciais.

O curso de Biologia em Parauapebas, uma das sementes plantadas pela UAB no município, dará 32 frutos no ano que vem, quando a primeira turma conclui a graduação. Atualmente, possui quatro tutores presenciais, três deles biólogos. Há previsão de que uma nova turma de Biologia seja formada na cidade, pela mesma união de forças entre a UFPA e a Universidade Aberta do Brasil.

Fonte: BioBlog