Parauapebas e Canaã dos Carajás sediaram a primeira rodada da Copa Carajás de Futsal

Oito equipes estão na briga pelo título da Taça Paulo José da Silva, em homenagem ao ex-presidente da Fefuspa
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A cidade de Parauapebas foi o palco da cerimônia de abertura da 1ª Copa Carajás de Futsal, que ocorreu na noite da última sexta-feira (04), no Ginásio Poliesportivo Islander Souza, no bairro Beira Rio. O evento contou com autoridades de três cidades do sudeste que estão na disputa da competição, além de Parauapebas, participam da copa esquipes de Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás.

Estiveram presentes representando Eldorado dos Carajás, o secretário de esporte e lazer, Ronaldo Ribeiro, o chefe de gabinete, Deusimar Lopes, o ouvidor municipal, Samuel Custódio, e a vereadora, Paulinha da Saúde. Já da cidade de Canãa dos Carajás, o secretário da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), Antônio Carlos se fez presente. A cidade de Parauapebas foi representada pelo secretário de esporte, Leandro Gambeta, o secretário adjunto, Jorge Guerreiro, o vereador, Francisco Eloecio, o técnico do Parauapebas Futebol Clube (PFC), Luiz Carlos Cruz, seu auxiliar técnico Juninho Cearense e o preparador de goleiros, Eduardo Bahia, dentre outras autoridades. 

Segundo os organizadores, o objetivo da 1ª Copa Carajás é mostrar o talento dos jogadores de alto rendimento dos times profissionais, com a intenção de proporcionar para as equipes vencedoras a chance de participar da Taça Ouro, uma das mais cobiçadas pela modalidade e que deve acontecer na capital Belém no final do ano, e o resultado dessa competição garante vaga para a Taça Brasil de Clubes, considerada também, a competição mais honrosa para os clubes de futsal.

“Sabemos que a região de Carajás é muito grande, são mais de 28 municípios, mas infelizmente a pandemia nos impediu de convidar mais cidades, e essas três que entraram sabemos que farão um belo trabalho que já possuem. Será um grande campeonato, e ver o PFC disputar pela Copa Norte é uma honra, serão oito estados que compõe a região norte do Brasil e ainda teremos a presença de dois clubes da região nordeste e tudo vai ser aqui no grande Islander Souza”, afirmou Hugo Vasconcelos, diretor da Fefuspa.

Segundo o diretor da Fefuspa, os jogos da Copa Norte devem acontecer no segundo semestre desse ano em Parauapebas, provavelmente em agosto, e na próxima terça-feira (08), a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), deve se reunir com a diretoria da Federação de Futsal do Pará para discutir os trâmites para a realização da competição, montando o protocolo de segurança, regulamento e tabela de jogos.

A noite de estreia pela Copa Carajás, contou com os times que fazem do Grupo B da primeira fase classificatória. Os primeiros times foram as equipes femininas, do El Shaday Parauapebas e Eldorado Futsal, de Eldorado dos Carajás, que ficaram no empate, em 1 a 1, em jogo acirrado do início ao fim. Logo em seguida, as equipes masculinas dos mesmos times adentraram na quadra do ginásio, melhor para o El Shaday que venceu o Eldorado Futsal, por 2 a 0, e somou os três primeiros pontos na classificação. O destaque do jogo foi o jogador Gustavo Silva, o chamado Velhinho, que marcou o segundo gol da equipe.

“Valeu a pena, agora é organizar a equipe, assistir o jogo, ver os erros e corrigir. O nosso objetivo é ganhar, aliás, que todos que entram na competição querem ganhar, mas a gente está confiante”, afirmou o camisa 10 do El Shaday.

A equipe do El Shaday volta a quadra somente no dia 19 para a disputa contra o Parauapebas Futsal Clube, enquanto que o Eldorado segue na disputa para o próximo sábado (12) e precisa correr atrás do prejuízo e garantir três pontos no duelo contra o PFC.

Em Canãa dos Carajás, também teve rodada de jogos nesse final de semana pelo grupo A, onde o Jerusalém Esporte Clube derrotou o time do Arara Azul, por 3 a 0, com a equipe garantindo os três primeiros pontos na categoria masculina. Os locais para as semifinais e as finais ainda não foram definidos, pois depende dos resultados dos grupos, mas porém de acordo com o regulamento, ambas as fases já tem data marcada, que será no dia 26 deste mês, e  no dia 03 de julho. Todos os jogos em Parauapebas serão transmitidos pela página do facebook através do link semelparauapebasoficial.

Oito times disputam a 1ª Copa Carajás de Futsal, que leva o nome de Taça Paulo José da Silva, em homenagem ao ex-presidente da Federação de Futsal do Pará (Fufespa), que foi um dos idealizadores da inclusão da modalidade se expandir no interior do estado. Paulo José faleceu em março deste ano vítima da Covid-19.

Fábio Relvas e Cleidi Rodrigues / Fotos: Ernaldo Morcego

Publicidade