Parauapebas e Acap vencem pela segunda rodada da 1ª Copa Carajás de Futsal

Foi uma chuva de gols no Ginásio Poliesportivo, na rodada que marcou a estreia do PFC na modalidade
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
(Foto: Lenno Costa)

Continua depois da publicidade

Uma nova era está surgindo para o Parauapebas Futebol Clube (PFC). É que na tarde deste sábado (12), a equipe entrou em quadra com um time na modalidade de futsal pela primeira vez na sua história, o chamado Parauapebas Futsal Clube. O Gigante de Aço encarou, na quadra do Ginásio Poliesportivo Islander Souza, no bairro Beira Rio, a forte equipe do Eldorado Futsal, de Eldorado dos Carajás. 

A partida de estreia foi válida pela segunda rodada da 1ª Copa Carajás de Futsal, valendo o título da Taça Paulo José, nomeada em homenagem ao ex-presidente da Federação de Futsal do Pará (Fufespa), que faleceu em março deste ano, vítima da Covid-19. 

Foi o time da casa que começou abrindo o marcador com um gol de Badha, 1 a 0. Só que a representação de Eldorado dos Carajás não estava para brincadeira e virou o placar rapidamente, com os gols de Lucas Silva, Marcos Vinícius e Lucas Otávio, colocando 3 a 1 para os visitantes. A equipe do PFC não se intimidou, virando o placar com tentos de Pipo, Badha e novamente Pipo – os anfitriões ficaram com 4 a 3 no marcador.

Nos minutos finais do primeiro tempo ainda deu para Lucas Silva chutar cruzado e botar fogo na partida, empatando para o Eldorado Futsal, 4 a 4. O Gigante de Aço foi para cima e marcou com Pablo, 5 a 4. Não demorou muito para Marcos Vinícius deixar tudo igual outra vez, ao acertar uma pancada em cobrança de falta, 5 a 5. O PFC conseguiu o sexto gol com Pipo, indo para o intervalo com 6 a 5 no marcador.

No segundo tempo, as duas equipes fizeram uma partida bem equilibrada: apenas um gol para cada lado. O inspirado Badha voltou a balançar as redes, marcando o seu terceiro gol na partida e o sétimo para o PFC, 7 a 5. Para fechar a chuva de gols no Ginásio Poliesportivo, Ismailton, conhecido como Pebinha, marcou o sexto para os visitantes. Placar final: Parauapebas 7 x 6 Eldorado Futsal. 

“Foi uma grande experiência essa noite. Sabemos onde erramos e vamos corrigir, embora saibamos que errar faz parte de toda estreia. Mas chegamos para representar Parauapebas e vamos fazer isso. Sábado que vem estaremos ao lado do El Shaday e será uma honra, pois é um time que joga muito. Queremos estar preparados,” afirmou Júnior Chico, técnico do Parauapebas Futsal Clube.

Futsal feminino – Acap x Eldorado

Na preliminar, entraram na quadra as meninas da Associação Clube Atlético Parauapebas (Acap) contra o Eldorado Futsal. A Acap, comandada pela técnica Bel, não tomou conhecimento e atropelou o adversário. Maria, chutando de longe, abriu o marcador para as donas da casa. Depois, o time deitou com os gols de Hulk, duas vezes, Jessikinha e Rô, terminando o primeiro tempo com 5 a 0 no placar. 

No segundo tempo, a Acap não pisou no freio e seguiu marcando, com a goleira Nielma Arouche cobrando falta, Rô e Layla disparando sem piedade: 8 a 0 no placar. A equipe do Eldorado finalmente conseguiu chegar às redes em gol da goleira Suzana de Jesus, 8 a 1, mas a noite era das meninas da Capital do Minério. Em mais um chute de longe da Rô, a meta adversária sem goleira foi aproveitada, ampliando para 9 a 1. 

Já na reta final do espetáculo, o Eldorado Futsal chegou ao segundo com Valéria, 9 a 2. No lance seguinte, como o Eldorado estava jogando com goleira linha, a Acap roubou a bola e, na tentativa de marcar outro gol de longe, no chute de Val, a atleta Valéria se atirou e meteu a mão – a arbitragem marcou o pênalti e expulsou a jogadora de quadra. Val cobrou a penalidade e fechou o placar em 10 a 2 para a Acap.

“Queria agradecer a secretaria pelo apoio e é foco; a competição não acabou ainda, temos mais um jogo e vamos com tudo. A gente tem se esforçado muito e agora vamos estudar o El Shaday para enfrentá-las. Sabemos que é uma boa equipe, mas estamos satisfeitas com os nossos resultados e vamos entrar para ganhar e seja o que Deus quiser,” declarou Jessikinha, destaque em quadra, defendendo a Acap. 

A competição também seguiu em Canaã dos Carajás pela categoria masculina, com a Liga de Canaã enfrentando o time Arara Azul e vencendo por 7 a 6. 

“Quero parabenizar o PFC, estreante nessa noite, ele que deve ser uma das equipes da Copa Norte de Futsal. Vamos torcer para que Parauapebas seja muito bem representada,” declarou Hugo Vasconcelos, diretor da Fefuspa. 

E destaca: “Por outro lado, sobre a Copa Carajás, as equipes vencedoras terão a chance de participar da Taça Ouro, uma das mais cobiçadas pela modalidade, que deve acontecer na capital Belém no final do ano, e o resultado dessa competição garante vaga para a Taça Brasil de Clubes, marcada para 2022 – considerada também uma grandiosa competição para os clubes de futsal”.

A 1ª Copa Carajás de Futsal reúne equipes de Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Parauapebas. O título garante vaga na Taça Ouro, que será realizada no final de 2021 na capital do estado. A semifinal da competição está marcada para o dia 26 deste mês, sendo a grande final no dia 3 de julho. Todos os jogos em Parauapebas serão transmitidos pela página do Facebook da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Por Fábio Relvas e Cleidi Rodrigues