Pará confirma 3 novos casos da varíola dos macacos totalizando 12 pacientes infectados

Os casos confirmados são de Belém e Santarém. Outras 18 notificações estão em investigação em Santarém, Ananindeua, Belém, Marituba e Benevides.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou mais três pacientes infectados pela Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, no Pará. Os novos casos são de Belém e Santarém.

Outros 18 casos estão sendo investigados nos municípios de Santarém, Ananindeua, Belém, Marituba e Benevides. A Sespa informou que o acompanhamento e monitoramento dos pacientes são feitos pelas secretarias de saúde municipais.

Monkeypox

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra a partir do contato com lesões ou gotículas respiratórias. Objetos contaminados, como roupas de cama, também transmitem a doença. Segundo especialistas, a melhor forma de prevenção contra a doença é a higiene das mãos.

O Brasil já é o terceiro país com mais casos de varíola dos macacos do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, até a última 4ª feira (24), 4.144 casos de varíola dos macacos foram confirmados no Brasil, superando o Reino Unido e a Alemanha. Estados Unidos tem mais de 14 mil casos e Espanha contabilizava 5.792 infectados até a semana passada.