Pará recebe o 1º Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O 1º Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal tem início, na próxima segunda-feira, dia 12, às 15 horas, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento é resultado de uma articulação da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur-PA) em parceria com a Confederação Nacional do Turismo (CNTur).

Dirigentes públicos, parlamentares, especialistas, empresários e estudiosos da academia tem como objetivo principal consolidar o turismo sustentável como setor produtivo relevante no contexto do modelo de desenvolvimento para a Amazônia no cenário do século 21.

O congresso que vai até o dia 14 deste mês, terá em seu primeiro dia, a palestra “Turismo e Desenvolvimento Regional sob a Ótica Parlamentar”, ministrada pelo deputado federal do Amapá, Sebastião Bala Rocha, que também é coordenador da bancada da Região Norte da Câmara Federal. Em seguida, o professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Mario Carlos Beni, que fará conferência com o tema “Cenários do Século XXI e Turismo na Amazônia”.

O dia 13 reserva aos participantes do congresso, a palestra “O financiamento do Desenvolvimento do Turismo na Amazônia Legal”, com o diretor Comercial e de Distribuição do Banco da Amazônia, José Roberto Lima; a mesa redonda com o tema “Desafios e estratégias do setor público para o desenvolvimento sustentável do turismo na Amazônia”; a conferência “O Turismo de Interesse Especial: O Desejo de Conhecer a Amazônia, com Alexandre Panosso Netto, também da USP ; a mesa Redonda sobre “Boas Práticas do Setor Produtivo no Fomento ao Turismo Sustentável” e, por fim, a apresentação case de sucesso “Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro”, com o consultor do Sebrae, Luiz Carlos Barbosa.

O último dia do congresso começa com a terceira mesa redonda abordando o tema “Desafios e estratégias do setor privado para o desenvolvimento do turismo na Amazônia – sustentabilidade & rentabilidade”, prossegue com as reuniões de grupos de trabalho e encerra com a apresentação da Carta do Turismo Sustentável da Amazônia Legal e o lançamento do projeto Turismo Religioso da CNTur.

A Carta do Turismo Sustentável da Amazônia Legal servirá como documento de referência para a sociedade e para o mercado, tendo a sustentabilidade como premissa básica para atuação das organizações e das pessoas.

“Um time de palestrantes de primeira linha estará presente para expor e analisar as questões essenciais para fortalecer o turismo no contexto da estratégia de desenvolvimento da Amazônia. O evento é uma singular oportunidade para os atores regionais, públicos e privados, construírem um novo caminho para o turismo regional, em uma das regiões mais emblemáticas para o exercício de práticas concretas de sustentabilidade”, afirma o presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto.

O evento realizado pela CNTur tem apoio institucional da Setur/PA – vinculada a Secretaria Especial de Desenvolvimento e Incentivo à Produção (Sedip) do Governo do Pará, Associação de Secretários e Dirigentes do Turismo de Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), Bancada do Norte da Câmara dos Deputados e Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte (Adetur Amazônia).

Fonte: Brasilturis

Publicidade