Operadoras criam site para consulta de linhas pré-pagas; veja se seu CPF não está servindo para golpistas

Cresceu o número de quadrilhas que usam CPFs ativos para esquentar pré-pagos utilizados em golpes
Problema crônico no país, celulares estão presentes nos presídios onde apenas praticam todo o tipo de golpes virtuais e comandam seus negócios

Continua depois da publicidade

Quadrilhas especializadas em crimes tecnológicos, muitas delas operadas por criminosos cumprindo penas pelos mais variados delitos, em presídios de todo o Brasil, têm utilizado CPFs de cidadãos de bem para registrar número de celulares pré-pagos para a prática dos mais variados tipo de golpes e pegadinhas, lesando milhares de brasileiro

Para amenizar o problema, operadoras do serviço móvel de telefonia criaram um site seguro para o consumir verificar se o seu CPF serviu para registar uma linha para a prática de crimes.

Qualquer pessoa pode ser lesada sem saber, uma vez que é cada vez mais comum o comércio de listas de CPFs ativos em sites que estão hospedados no exterior para dificultar o trabalhos das autoridades que combatem essa modalidade de crime considerado de baixo potencial ofensivo, o que também é discutível de acordo com cada caso.

As autoridades têm constatado que, mesmo pessoas com conhecimento técnico avançado, não estão imunes de serem vítimas do lucrativo comércio clandestino de números de CPFs. Apesar de todos os procedimentos de segurança, é possível que algumas pessoas tenham sido vítimas do golpe e possuam linhas telefônicas pré-pagas em seus nomes sem o seu consentimento. Golpistas usam de números de CPF encontrados online para poder adquirir o produto no nome de outras pessoas, fechando, dessa forma, as pontas para que o golpe seja praticado.

Para o consumidor poder verificar se possui linhas pré-pagas, as empresas de telecomunicações criaram a plataforma https://cadastropre.com.br. Nela, usuários podem consultar, de forma gratuita e segura, se há linhas pré-pagas ativas nas prestadoras: Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo, que foram ativadas em seu nome e a sua revelia. A iniciativa possui apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Após informar o CPF, o consumidor que encontrar uma linha desconhecida em seu nome pode entrar em contato com as operadoras e solicitar o cancelamento.

Confira como a consulta pode ser feita

• Acesse o site da plataforma https://cadastropre.com.br/

• Na tela “Consulta” digite o seu CPF e clique em consultar.

Caso haja linha pré-paga ativa em alguma Prestadora para o CPF consultado, o resultado trará a relação das prestadoras.

Caso não possua linha pré-paga ativa em nenhuma prestadora, aparecerá a mensagem “O CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras Participantes”.

Se houver alguma linha desconhecida, o consumidor pode solicitar o cancelamento para a respectiva operadora. Veja abaixo os números para o atendimento do contatos das operadoras:

• Algar: 1055
• Claro: 1052
• Sercomtel: 1051
• Tim: 1056
• Vivo: 1058

Iniciativa das operadoras criou o Projeto Cadastro Pré-Pago

Desde novembro de 2021, o Projeto Cadastro Pré-Pago busca evitar golpes e conferir mais segurança para os consumidores. Nele, as principais prestadoras de telefonia móvel adotam a ID Digital como procedimento de segurança para ativação de linhas móveis pré-pagas.

Além de informar os dados pessoais, o consumidor precisa enviar uma selfie e seu documento de identificação para ativar a linha. Algumas operadoras utilizam ainda de outros mecanismos para ativação do chip, via aplicativos ou site.

Apesar de todos os procedimentos de segurança, é possível que algumas pessoas tenham sido vítimas de golpe e possuam linhas telefônicas pré-pagas em seus nomes sem o seu consentimento.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.