ONGs concedem em Davos “prêmio” de pior empresa à Vale

Continua depois da publicidade

A empresa mineradora brasileira Vale e o banco britânico Barclays receberam nesta sexta-feira em Davos o ”prêmio” de “piores empresas” por suas ofensas sociais e ecológicas que mostram o lado obscuro de uma globalização puramente orientada para os lucros, segundo as ONGs que organizam a premiação.

No caso da Vale, que recebeu o Prêmio Popular, 88.766 pessoas votaram na empresa brasileira pela internet, enquanto que a instituição britânica ficou com o prêmio do júri criado pelas organizações não-governamentais Declaração de Berna e Greenpeace da Suíça.

O prêmio Nobel de Economia Josep E. Stiglitz pediu que essas duas empresas implementem uma política de responsabilidade social e ecológica.

A Barclays é acusada de práticas especulativas com os alimentos, que elevaram os preços, acarretando consequências ruins para os mais pobres.

No caso da Vale, a segunda maior mineradora do mundo e maior produtora de minério de ferro do planeta, as organizações a acusam de violar os direitos humanos, de condições desumanas de trabalho e de uma exploração sem preocupação alguma com a natureza.

A Vale participa atualmente da construção da represa de Belo Monte Dam, na região amazônica.

Fonte: Terra

15 comentários em “ONGs concedem em Davos “prêmio” de pior empresa à Vale

  1. Parauapebas Júnior Responder

    Para quem rejeita o progresso, que vá morar em uma caverna, quanto à famigerada green peace eu voto nela como a pior ong do mundo, o que ela quer mesmo é uma gorda “doação” da vale. Concordo com Socorro, o objetivo da vale é ganhar dinheiro, se existe alguma discrepância que o governo trate de corrigir, e quem se preocupa tanto assim com o social, dou uma dica, pare de mamar nas tetas do governo!

  2. Socorro Pontes Responder

    Ola Sol Poente. Ví seu post, sim! Obrigada. Mas é assim, um dia da caça, outro do caçador. Bom que estamos aqui, numa boa, discutindo no blog do zé, que nos fornece essa ferramente para debater e falar dos nossos sentimentos (ou abobrinhas, rs).

    Veja bem amigo, vc falou em Congresso. Governo Federal. Palácios e Ministérios. Falou dos míseros 2% dos royalties.

    Agora digo-lhe que nunca estive de acordo com esse percentual. Isso NUNCA, JAMAIS. Em outros posts aqui já critiquei veemente esse dígito.

    Mas lhe pergunto: quem é o Congresso, os Ministérios e todo os políticos que estao em Brasília e espalhados pelo Brasil?

    ACREDITO QUE SOMOS NÓS, AMIGO!

    Somos nós, sabe pq? Pq fomos nós que os colocamos lá dentro para adm. o nosso patrimônio. Vc votou, Eu votei, enfim!

    Tudo isso é reflexo de governantes do passado/presente, Deus nos livre que seja futuro, que hávidos por tirar o nosso País da linha de pobreza ñ pensaram no futuro e, abriram as portas para grupos empresariais dando aquilo que se chama subsídios, no intuito de promover o desenvolvimento do nosso País. Isso ao longo do tempo ñ foi revisto e a coisa foi andando e veja como estamos agora: Reclamando que a África Aústral (Moçambique/Carvao) conseguiu aí seus 16% e anda muito bem (SERÁ?)!

    Entao, se estamos como estamos, nadando na merda, como dizem alguns, de quem é a culpa, ou mea culpa? Minha, sua, que no dia em que foi preciso, sequer fomos lá levantar a bandeira da indignaçao, como acontece em outros Países.

    Agora, dizer que a culpa é da VALE! Empresa nenhuma é instituiçao de caridade. Se os nossos ñ conseguem entrar na empresa e mandar ver! Bom, alguma coisa ta errada, e ñ é com a empresa, ñ. Digo que, quem comanda esse País tem o nosso aval. Entao????

  3. Socorro Pontes Responder

    Engraçado. A VALE é uma empresa que MOSTRA A CARA. Ñ nega os efeitos que causa ao MEIO AMBIENTE, entre outros. Se fossem os FAZENDEIROS, OS MADEREIROS que roubam árvores promovendo os arrastoes mata adentro com seus correntoes, vocês iriam reclamar pra quem. O poder público?

    Ao menos, a VALE sabe os danos que suas atividades causam e tenta, de alguma forma, viabilizar meios para que minimizem isso. E os FAZENDEIROS E MADEIREIROS. Quando surge um post aqui, com relaçao a eles, vcs sequer têm senso ou argumento para criticar. Agora já a VALE, que te dá pelo menos esse “salário miserável”, aí sim, todos se enchem de indgnaçao e vêm à campo, arrotar suas filosofias e utopias.

    Passa fome pra ver, se ñ cai por terra todas essas idealizaçoes.

    LEIAM O RELATORIO DE SUSTENTABILIDADE DA VALE. ESTÁ NO SITE. AGORA, PROCUREM O RELATORIO DE SUSTENTABILIDADE DOS FAZENDEIROS E MADEIREIROS. Se alguém achar, por favor, me digam onde que quero dar uma olhadinha.

  4. Sol Poente Responder

    Sra. Socorro,

    Como podemos medir a presença, a capacidade, o compromisso social de uma empresa como a vale somente pelo trabalho, que por sua necessidade, distribui a um montão de brasileiros mal remunerados.
    A Vale de hoje é a mesma Vale do Rio Doce de ontem. Seus negócios são feitos dentro do palácio e ministérios em Brasília.,

    A Vale é uma Empresa que não paga impostos e usurpa o que o País tem de maior, melhor e mais caro que são as suas reservas minerais.

    Qual o valor que a União cobra da vale por retirar minério de ferro do subsolo brasileiro? A vale não compra o minério de ferro de Carajás, recebem graciosamente este minério do meu, do seu, do nosso País.

    O único valor que ela paga são os 2% da compensação financeira, somente isso, que são os royalties.

    Na africa os royalties são cobrados das mineradoras no percentual de 16%, em outros países 10,12, 14, somente no Brasil, por acordos de gabinetes atendendo interesses dos poderosos, se cobra 2%.

    A VALE TEM RESPONSABILIDADE SOBRE ESTE VALOR TÃO BAIXO?
    Tem sim, pois ela no decorrer dos anos financiam campanhas de presidentes, senadores, governadores, em fim, elegem aqueles que irão dar apoio para que ela, A SRA. VALE, fique mais rica e se torne a 2º maior empresa de mineração do planeta.

    A sua riqueza, sra. socorro, saiu em grande parte dos acordos de gabinetes, sacrificando o Brasil em benefício desta empresa que tanto você defende.

    Enquanto pensarmos que um pedaço de pão para um faminto é a solução do mundo, continuaremos a ser o que somos.

    A vale deve trilhões a este País. Deve socialmente. Deve moralmente. Ainda haverá um dia que irão investigar tudo aquilo que a vale levou generosamente do País, através das maões de nossos mandatários.

  5. Senna Responder

    Quando olhamos com imediatismo encontramos muitas razões para achar que a Vale é algo extraordinário para o País, Estado, Região e Parauapebas… Afinal, todos nós que moramos na região somos de uma forma ou de outra beneficiados.
    O que se discute são as consequencias das destruições ambientais, sem a devida contrapartida em projetos de “reparação” a esses danos, o que se vê são medidas que beiram o paliativo. Outra, é o lucro que os “donos” da empresa levam, ficando pra nossa gente migalhas (em relação ao lucro) e ainda assim, mal aplicado (isso é outra discussão). A Vale torna-se um país dentro do Brasil pelo poder economico e polítio que tem, isso é perigoso.

  6. Zé de sousa Responder

    já em Canaã dos carajás a “empresa” alisa o grislho do prefeito alentando a possibilidade de mais R$ 70.000.000,00 em antecipação de royalties para ser pago ou compensado nos próximos oito anos. “Bom é negociar com besta” já dizia o cigano. “mas burro é ainda melhor”. Menos investimentos social = mais lucros.

  7. Raimundo Rodrigues Responder

    Concordo, ruim com ela, pior sem ela… Ou se preferir mudem para Eldorado….5eixem de papo furado e agradecam a Deus por termos uma empresa como a Vale em nossa cidade….vou alem, tenho certeza que se criassem um premio para saber quel seria a pior prefeitura que administrar royalts de mineracao, a nossa seria a pior do mundo….vcs percebem isso, ou so conseguem enxergar a Vale rsrsrs eh engracado…

  8. Sol Poente Responder

    Ói socorro,
    ainda esta semana, mandei um longo Parabéns para vc quando estávamos analisando a dependência quase maldita dos meios de comunicação com o governo Municipal, onde vc diz que “quem recebe não gospe no prato que comeu”.

    Em se tratanto da vale, socorro, não concordo contigo, por vários motivos:
    – A vale, através de influências politicas, de distribuição de vantagens para politicos, apoio financeiro a campanhas politicas e mais um montão de bandidagem, conseguiu que o congresso aprovasse a lei dos Royalties no percentual de 2% sobre o lucro.

    Veja, Sra. Socorro, estivemos no STJ em Brasília quando estava em julgamento o processo que trata das diferenças dos royalties.

    Através de estudos, levantamentos, discussões de ambas as partes, constatamos que a Vale é a empresa que menos pagas Royalties no mundo.

    Mas paga menos porque ela, de forma ilegal e imoral, conseguiu reduzir o percentual através de jogatinas a nível de Governo Federal.

    A Africa do Sul cobra 16% de royalties das empresas mineradoras, em fim, o Brasil é o País que menos cobra royalties.

    Portanto, Sra. Socorro, a vale ajuda sim. Ajuda o Brasil e o povo ficar mais pobre. Ajuda aumentar a desigualdade social.

    Se você olhar do lado da miséria, um pedaço de pão para um miserável é uma grande e ótima ação social.
    E o que a vale faz.
    Hoje ela é a 2º maior mineradora do mundo. Sabe em cima de quem? da miséria, do sofrimento, dos salários baixos, de tudo ruim que possa ter contra a nação e seu povo.

    É impossível que a vale cresceu, tornou referência mundial e cumpriu rigorosamente com a sua obrigação social. ISTO ELA NÃO FEZ, SRA. SOCORRO, NÃO FEZ MESMO.

    Quanto um comerciante paga de imposto pelo produto que ele vende ou fabrica?
    17% ICMS, IPI, CONFINS, INSS, ISS, PIS, IMPOSTO DE RENDA, ETC…ETC….
    Sabe quanto a vale paga pelo Minério que ela retira do solo que é propriedade do Brasil? somente 2º o chamado Royalties, OU SEJA, ELA GANHA DE GRAÇA E NÃO DEVOLVE NADA, SOMENTE NADA.

    A VALE É UMA GRANDE, UMA ENORME SUGADORA DOS BENS E DO SANGUE DOS BRASILEIROS.

  9. Eleno White Responder

    Socorro, não sei o que você chama de “progresso”, mas tudo indica que o conceito de sustentabilidade ou progresso sustentável para você não passa de ideiais utópicos que servem de entrave para um capitalismo selvagem… é como um indivíduo que venderia seus próprios orgãos para ganhar dinheiro… a destruição do meio ambiente sob o falso pretexto de “progresso” só nos garante, a médio-longo prazo, grandes dificuldades… Tudo que a Vale desrespeita em termos de meio ambiente só é possível graças a fragilidade das nossas leis, principalmente ao que concerne ao meio ambiente. Problemas relacionados a poluição de mananciais, desvio do leito dos rios, desmatamento das nossas florestas e alterações bruscas no clima local “progresso” algum compensaria, e tornaria ainda mais alto o preço de se viver por aqui, a menos, é claro, que os minérios (leia-se a Vale) da nossa região transformem o sul do Pará numa Dubai, onde o dinheiro superabundou todos os problemas do clima árido do deserto e toda a sua escassez… Será? Eu acho que não.

  10. Socorro Pontes Responder

    Pois é “Eleno Branco”, só posso dizer que ñ existe progresso sem destruiçao e vice-versa. Foi assim, com Tucuruí, vai ser assim com Altamira e, mais ainda, com Belo Monte.

    Como diz o ditado: ñ existe construçao sem destruiçao.

    Muitos Estados adorariam ter essa “Maldita Empresa” no seu quintal, disso, podes ter a certeza.

    Te pergunto: o que uma empresa como a Vale, uma Multinacional, te proporcionou? Emprego! Ñ só a ti, mais a teus familiares e amigos. Isso representa a vc, crédito na praça, fortalecimento do seu futuro, pq vc pôde sim, planejar algo a longo prazo, como a compra de um carro, de uma casa ou, até mesmo, de uma camisa. Mesmo que indiretamente, ou seja, mesmo que vc ñ trabalhe diretamente para essa multinacional, com certeza, ela te proporcionou algo em troca da doaçao do seu trabalho. Mesmo que vc more em Brasília. Nesse momento, vc nem lembra qual era a “maldita empresa” que te financiava.

    Ñ sou contra nenhum concurso. Creio que determinadas atitudes surgem para melhorar ainda mais o foco das empresas no tocante ao respeito do seu capital humano, por exemplo.

    Ñ trabalho na Vale, mas vejo o quanto “essa maldita empresa”, nas suas palavras, trouxe de progresso a uma cidade, que quando aqui aportei, resumia-se a uma Rodovia e uma Rua. É passageiro? Ñ sei! Sei que muita coisa depende ñ só das empresas, mais de nós.

  11. CIDADÃO OLHO VIVO Responder

    Quando eu afirmei e afirmo que a empresa Vale é parasita, sugadora e quem não tem responsabilidade social é porque me respaldo no que dizem as instituições mais sérias do mundo, além de sentir “na pele” aqui no Peba. É isso aí!

  12. Eleno White Responder

    Para quem mora por aqui e tem um conhecimento mínimo sobre como as liberações são concedidas, sabe que a Vale é “hors-concours” em qualquer tipo de prêmio referente a destruição do meio ambiente… o legado que esta maldita empresa deixará nesta região nenhuma multa, bilionária que seja, corrigirá… desmatamentos que geram alterações no clima local, poluição do solo e de lençóis freáticos… mas a impunidade está disponível a quer puder pagar neste país…

Deixe seu comentário

Posts relacionados