Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Marabá

O dom da vida a ser preservado diante do suicídio no meio juvenil

No dia 10 de setembro, em que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, foi lançada a campanha digital #SAIADASOMBRA, com o objetivo de atingir os adolescentes e jovens

A vida é um dom de Deus, graça do Senhor. Como é importante que nós sempre o preservemos, desde o seio materno até o seu ocaso. Estamos falando dessas coisas, porque no dia 10 de setembro celebramos o dia mundial de prevenção ao suicídio. Queremos lutar pela vida na qual o Senhor no-la concedeu com alegria e amor. Queremos implementar sempre mais uma cultura de vida, uma civilização do amor diante do suicídio. Queremos dizer como o Palavra de Deus em Isaias: “Coragem! Nada de medo!” (Is 35, 4). E o Apóstolo João diz nas palavras de Jesus: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15,12)

Um estudo divulgado este ano pela Faculdade de Medicina de Universidade de São Paulo, mas que foi realizado entre 2011 e 2015 coloca a ligação entre o consumo de álcool e suicídio nas pessoas sobretudo no meio adolescente e juvenil. O álcool torna-se um problema nas famílias, causando as vezes a divisão e a separação entre marido e mulher e também entre os jovens. O brasileiro está no quadragésimo nono lugar dos 193 entre os países avaliados em relação ao consumo de álcool. Segundo especialistas, no Brasil ainda não há uma licença específica para a venda do álcool sem falar na venda informal e para menores. É preciso trabalhar a vida com os jovens e adolescentes para a prevenção do álcool em suas existências para que não haja tantas mortes por causa do álcool ou porque podem tirarem-se as suas vidas, ocasionando suicídios. Sabemos que a taxa de suicídio no Brasil é dada mais na faixa entre 15 e 29 anos de idade e esta subiu 10% desde 2012. Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a segunda causa mundial de mortes entre pessoas nessa faixa acima elencada. Assim a pessoa sob o efeito do álcool apresenta uma capacidade diminuída em relação ao senso crítico, do autocontrole, e tende a adotar um comportamento mais agressivo. Assim o risco para o suicídio é maior, de modo que devemos alertar os jovens para que superem o vicio da bebida e assim vivam bem na família, na comunidade e na sociedade.

Como no dia 10 de setembro é celebrado o dia mundial de prevenção ao suicídio, foi lançada a campanha digital #SAIADASOMBRA com o objetivo de atingir os adolescentes e jovens no intuito de valorizar a vida, diante da morte. É preciso sair da sombra, perceber se existem sinais para a depressão e ajudar sobretudo adolescentes e jovens para que vivam bem segundo a Vontade de Deus, se engajem na comunidade em alguma pastoral, movimento ou serviço. As pessoas que sofrem com a depressão necessitam de maior apoio da parte nossa para que possamos salvar vidas, conduzi-las à vida familiar, comunitária e com Deus através da oração, da leitura da Palavra de Deus, da eucaristia e do amor fraterno.

Por Dom Vital Corbellini – Bispo de Marabá – PA

Deixe uma resposta