Número de ocorrências relacionadas à violência doméstica cai em Conceição do Araguaia

Redução chega a 33% no munícipio, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Continua depois da publicidade

Em Conceição do Araguaia, os números da violência doméstica durante o isolamento para combater a pandemia do novo coronavírus caíram 33% em relação ao mesmo período de 2019.

De acordo com informações da delegacia de Polícia Civil do município, de janeiro a 12 de abril do ano passado, foram registradas 31 ocorrências. Em 2020, o número de relatos até a mesma data é de 21.

O montante total surpreende, tendo em vista que nos Estados como Rio de Janeiro e São Paulo, os registros aumentaram 50% e 30%, respectivamente, de acordo com a Agência Senado.

De acordo com o delegado de polícia civil de Conceição do Araguaia, Lincoln César Pirão Vruck, a queda pode estar relacionada com o distanciamento social. “Com as determinações em prevenção ao coronavírus, as pessoas deixaram de sair, ir à festas, bailes e consumir bebidas alcoólicas, já que aqui no município, a maioria das ocorrências estão relacionadas ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, explica.

No Estado do Pará, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que de 18 de março a 13 de abril de 2020, período em que muitas cidades entraram em quarentena, houve uma redução de 40% nos índices de violência doméstica, em relação ao mesmo período de 2019.

O número de denúncias de crimes praticados no ambiente doméstico familiar, através do canal Disque Denúncia 181, de janeiro a março de 2019, foi de 123 ocorrências. Em 2020 os números também estão menores, e totalizam 96 denúncias.

A Segup relatou ainda, que no ano passado, de janeiro a dezembro, 46 ocorrências de feminicídio foram registradas em todo o Estado e de janeiro a março desse ano, 20 crimes com essa classificação foram computados.

O órgão orienta que, toda pessoa que estiver sofrendo violência doméstica ou tentativa de feminicídio, pode fazer uma denúncia anônima pelo Disque Denúncia 181, que possui também o WhatsApp 91 98115-9181, além de formulário e chat presentes no site segup.pa.gov.br. Todos esses canais garantem o sigilo e anonimato.

(Ynaiê Botelho)