Não pode ir votar? Veja as dicas do que fazer para justificar a ausência

Eleitor poderá usar aplicativo e-Título no mesmo dia do pleito, casos esteja fora do domicílio eleitoral nas Eleições 2020
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Urna Eletrônica

Continua depois da publicidade

Brasília – As urnas já estão abertas neste domingo (15) desde as 7h e vai até às 17h, encerrando-se o processo de votação até o atendimento do último eleitor na fila. Quem não comparecer às urnas nos dias 15 (1º turno) e 29 (2º turno, onde houver) de novembro nas eleições municipais precisa justificar a ausência para não ter suspenso alguns direitos civis. 

Este ano, os eleitores poderão fazer o procedimento pelo celular ou tablet via o aplicativo e-Título, em função da pandemia da Covid-19. Também é possível justificar o voto pela internet. Para aparelho celular Android, baixe o aplicativo aqui; para iOS, acesse e baixe o aplicativo aqui.

Aplicativo e-Título para celular Android

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia das eleições, a nova funcionalidade do aplicativo e-Título para justificar o voto online estará atualizada (quem já baixou o aplicativo precisa atualizá-lo). Pelo aplicativo, caso o eleitor esteja fora dos limites geográficos do domicílio eleitoral – em outro município ou estado, por exemplo – no dia da eleição, a ausência poderá ser justificada no mesmo dia pelo sistema de georreferenciamento dos aparelhos celulares, apenas durante o horário da votação. Por ele, é possível confirmar que a pessoa está de fato fora do domicílio eleitoral.

Aplicativo e-Título para celular iOS

Em 2020, o aplicativo e-Título, que substitui a versão impressa do título de eleitor, ganhou novas atualizações e funcionalidades. A versão digital poderá ser utilizada no dia da votação, mas apenas pelos eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e possuem foto no aplicativo. Os demais devem apresentar documento de identidade com foto. Por ele, também será possível justificar a ausência.

A justificativa por outras razões também poderá ser feita pelo e-Título, porém apenas após as eleições, num prazo de 60 dias. O procedimento deve ser repetido em cada turno, onde houver.

Confira o passo a passo de como utilizar o aplicativo:

  • Baixe o aplicativo e-Título no celular ou tablet disponível nos sistemas operacionais IOS e Android;
  • Preencha as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, tipo de documento (CPF ou título de eleitor), nome da mãe e nome do pai;
  • Responda ao questionário pessoal;
  • Crie senha de seis dígitos;
  • O e-Título está criado e aparecerá as informações completas, incluindo zona e seção eleitorais;
  • Na parte inferior da tela, clique em “Mais opções”;
  • Clique na opção “Justificativa de ausência”;
  • Preencha os dados pedidos e anexe os documentos exigidos, como atestado médico ou de trabalho.

As outras formas de justificar a ausência no dia da votação continuam válidas. O eleitor pode comparecer a qualquer seção eleitoral do país e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Também é possível utilizar o sistema Justifica, no site do TSE.

Acompanhe a apuração em tempo real sem sair de casa

O Departamento de Tecnologia da Informação do Blog do Zé Dudu desenvolveu um hot site exclusivo, conectado com os servidores do Tribunal Superior Eleitoral, que funcionará em tempo real, de modo que os leitores do portal poderão acompanhar com toda comodidade a apuração das eleições de seu município em tempo real.

O sistema oferece a opção para o leitor escolher qual o estado e município que quer acompanhar a apuração e entrará em operação assim que o TSE começar a computar a finalização dos votos de sua Central de Servidores em Brasília (DF). O gerente de TI do Blog, Diego Santana explica: “O hot site é um presente aos nossos leitores. O resultado será contabilizado ao mesmo tempo que o TSE”.

Por Val-André Mutran – de Brasília