Na véspera do Dia do Soldado, comandante do Exército em Marabá prega unidade com a sociedade

Comandante ressalta os valores e compromissos dos soldados na defesa da pátria e apoio à comunidade.

Continua depois da publicidade

Vinte e cinco de agosto é o dia do nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, data em que é comemorado o Dia do Soldado. Por intermédio de uma proposição do vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, a Câmara Municipal de Marabá realiza, todos os anos, uma sessão Solene em alusão ao Dia do Soldado.

Nesta quarta-feira, 23 de agosto, o Poder Legislativo de Marabá realizou cerimônia de entrega de título de Honra ao Mérito a três soldados do Exército Brasileiro que atuam em Marabá.

Representando a entidade militar, o general Eduardo da Veiga Cabral, comandante da 23º Brigada de Infantaria de Selva, salientou que essa é uma oportunidade em que o Exército Brasileiro (EB) é homenageado, na semana em que se comemora o Dia do Soldado. Resumiu que é uma satisfação verificar que a Câmara Municipal de Marabá promove uma sessão em homenagem aos homens e mulheres que compõem a maior força militar da região.

O general destacou que os soldados são o espelho do povo brasileiro, uma mistura de raça, de camadas sociais, de homens e mulheres que atuam em todos os postos e graduações. “Temos a honra de integrar a parte da sociedade que tem como missão precípua defender a pátria brasileira”.

O comandante da 23ª Brigada ainda destacou que há muita emoção envolvida, e que o juramento de defender a pátria com a vida, se necessário for, os deixa muito honrados. “Os soldados cultuam valores como coragem, honestidade, solidariedade. Todos os anos a população conhece bem nosso trabalho, nas enchentes, queimadas e em ações cívico social, onde levamos apoio de saúde, educação, alimentos para as populações mais carentes, como as indígenas e ribeirinhas. Cultuamos o civismo e o patriotismo e vamos continuar próximos da comunidade”, disse o general.

Por fim, Eduardo Veiga salientou que o EB é uma instituição de Estado formada pelo povo brasileiro para trabalhar para o povo brasileiro em defesa da pátria, e que a população pode confiar na instituição, pois cada um desses soldados se dedica diuturnamente seguindo o juramento de defender a pátria com o sacrifício da própria vida. “Agradecemos a homenagem pela oportunidade de sermos reconhecidos. Reafirmamos o nosso compromisso com a nação e o povo brasileiro”, enalteceu.

O vereador Márcio do São Félix parabenizou o EB e os soldados homenageados. “A CMM se sente honrada ao proporcionar este reconhecimento pelos serviços prestados pelas forças armadas nacionais. Nos sentimos representados na defesa da pátria pelo EB”.

O também vereador Ilker Moraes frisou que o Exército tem o dever de defender a pátria, Constituição, as riquezas e o povo brasileiro. “A gente, todos os anos, precisa do trabalho do EB, principalmente, nas enchentes. Se não fossem eles, os problemas de Marabá seriam ainda maiores, com a cheias dos nossos rios e outras situações em que temos a mão amiga do Exército.

Os três soldados homenageados foram na cerimônia foram:

Ezequiel de Souza Brasiliano; Murilo Ribeiro de Souza e Tharles da Silva leal.