Pará

Mulher Democratas realiza seminário nacional na véspera da convenção do partido

Brasília – Na véspera da realização da Convenção Nacional do Partido Democratas, que acontece nesta quinta-feira (30), no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o Democratas do Pará, levou a maior delegação feminina do Brasil para o “Seminário Nacional de Formação Política das Mulheres Democratas”, realizado no hotel Kubitschek Plaza, em Brasília, ao longo do dia da terça-feira (29), que contou com a presença da Presidente do Mulher Democratas, deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO), do presidente nacional do partido, prefeito de Salvador ACM Neto, e todas as presidentes estaduais do Mulher Democrata do Brasil. A relatoria do seminário coube à deputado estadual paraense Drª Heloísa Guimarães.

O seminário foi aberto com palestra da deputada federal Professora Dorinha que fez uma explanação sobre os objetivos do seminário. A presidente do Mulher Democratas apresentou um balanço das últimas eleições gerais de 2018 e os avanços conseguidos pelas mulheres democratas no pleito. Traçou em linhas gerais para a reportagem que o seminário visa o planejamento do partido para as próximas eleições e uma série de medidas a serem adotadas para a maior participação feminina na construção do processo político da legenda.

“Ficamos muito felizes com a participação no Seminário dos diferentes estados, no caso do Pará extremamente bem representado com mulheres que lidam com política. A deputada Drª Heloísa com mandato. A Drª Nelci que fez um grande trabalho de mobilização. A Mirian que apoia a Drª Nelci nesse trabalho desenvolveu sempre, muito, com a política do Pará ”, elogiou.

A exemplo delas, temos a participação dos diferentes estados aqui nesse seminário. Nós precisamos ampliar o envolvimento das mulheres na política”, explicou.

A presidente do Mulher Democratas disse que o maior o desafio será, no próximo pleito, de 2020, apresentar candidatas a vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas em quase todas as cidades do Brasil”, planejou. Explicando que o seminário estava sendo realizado para o fechamento do planejamento de trabalho com vistas à próxima eleição e definição de metas para 2020, cujo planejamento seria elaborado pelas dirigentes estaduais e posteriormente submetido ao exame para aprovação do Diretório Nacional.

Professora Dorinha ressaltou que o DEM vive um momento muito positivo, como indutor do desenvolvimento, sua preocupação com a sociedade, ressaltando a importância da participação feminina na política nacional. “Queremos que as mulheres possam participar e se envolver com a melhoria das condições de vida. A preocupação que a mulher tem com a saúde, com a educação, com a questão do trabalho, Ose estou, com uma expectativa muito positiva desse seminário mas, acima de tudo, o trabalho que se inicia até o final do período eleitoral de 2020.”

Renovação do partido

“A renovação do partido está em dois eixos: O Jovem Democratas e o Mulher Democratas”, disse em sua explanação, o presidente nacional do partido, ACM Neto.

O presidente disse no seminário que: “O diretório e a executiva nacional estão em sintonia com esses dois eixos que darão suporte ao crescimento do partido em todo Brasil. O DEM vive um momento de protagonismo político que não deve ser passageiro, e sim consolidado como um partido forte e comprometido com o desenvolvimento nacional e melhoria da qualidade vida de todos os brasileiros”.

DEM no Pará

Nelcy _ Presidente DEM Mulher Pará

A cartorária Nelcy Maranhão Campos, presidente do Mulher Democratas no Pará e na cidade de Castanhal, nordeste do Estado resumiu o sentimento da delegação paraense presente ao seminário. “Estou saindo daqui muito feliz e com a certeza que conseguimos construir um bom planejamento que deve ser executado com vistas ao crescimento do partido no Pará”. “Ao longo do dia, elaboramos dez itens —um sumário —, com o planejamento estratégico a ser adotado e nós mulheres estamos dispostas a levar esse planejamento em ações concretas que garantam o crescimento do partido e da participação feminina na política paraense”, festejou. 

Deputada Estadual Dra Heloisa

Segundo a deputada estadual Drª Heloísa, o DEM pretende disputar as eleições de 2020, com candidatura própria em todas as grandes cidades paranaenses, e o planejamento estratégico proporcionado pelo seminário será uma ferramenta que norteará os próximos passos a serem dados. “

Maisa Tobias – DEM Mulher Pará

Maisa Tobias dirigente do Mulher Democratas no Pará avaliou que o seminário cumpriu seu objetivo de planejar as ações a serem implementadas pela legenda. “Ficou claro que o incentivo à atuação das mulheres na política, surtiu os resultados esperados. Estamos aqui porque acreditamos ser importante a nossa participação nesse processo construção do planejamento do partido. Desenvolveremos ações no nosso estado nesse sentido e por isso abraçamos a causa”, resumiu.

Mirian Guedes – DEM Mulher Marabá

Presidido no Pará pelo deputado federal Hélio Leite, o Democratas passou por uma grande reestruturação e parte agora para uma nova fase, como explicou a presidente do Mulher Democratas em Marabá e secretária-executiva Estadual do Mulher Democratas no Pará, Mirian Guedes: “Estamos saindo desse seminário com muito entusiasmo com os estímulos e apoio que recebemos da nossa presidente nacional [do Mulher Democratas] e do nosso presidente nacional. O nosso partido é comprometido com as políticas públicas que resultam na melhoria das cidades, dos estados e do país. O partido em Marabá terá uma grande surpresa e passará com grande reestruturação”, adiantou.

Relatora do seminário do Mulher Democratas em Brasília, a deputado estadual Drª Heloísa, ex-Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) explicou que Democratas no Pará “cada vez mais consolida a vanguarda em nível nacional na utilização de ferramentas como o planejamento estratégico em sua a atuação”.

A dirigente disse que há dois anos e mio o partido vem conseguindo implementar com sucesso, grande capacidade de mobilização de suas bases. “Não tem tempo ruim para o DEM Mulher no Pará. Vamos de barco, de avião, de carro, sempre a tempo para informar a importância de a mulher participar ativamente da transformação da sociedade através da política”, disse com entusiasmo.

“Nós somos maioria no Brasil, mas não temos representatividade política. Quando surge um evento como esse o Pará para vem em peso. O presidente ACM Neto foi muito claro do quanto ele precisa renovar a bancada e fortalecer as mulheres para ocupar esse espaço”, declarou.

A deputada adiantou que o Democratas apresentará uma lista de peso na disputa das próximas eleições no Pará com ampla participação feminina garantida, através de nomes preparados e comprometidos com as diretrizes do partido em busca de uma sociedade igualitária e mais justa.

Val-André Mutran – É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.

Deixe seu comentário