MPPA fortalece rede de proteção à infância em Marabá

Em ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, transcorrido nesta quinta-feira, dia 18 de maio, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio das Promotorias de Justiça de Infância e Juventude de Marabá, promoveu um evento para discutir condutas e ações relativas ao enfrentamento da temática, no Auditório das Promotorias de Marabá.

Continua depois da publicidade

Na programação do encontro, foi ministrada uma palestra com enfoque nas atuações e estratégias desenvolvidas pelas Promotorias. As palestras fazem parte de um ciclo de eventos, como mesas temáticas, rodas de conversas e painéis, que as promotoras de Justiça Jane Cleide Silva Souza e Alexsandra Muniz Mardegan têm promovido e apoiado nos municípios de Marabá, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins, com o objetivo de elucidar as ações de enfrentamento do MPPA.

Participaram da palestra mais de 100 agentes da rede de proteção dos segmentos da saúde, educação, assistência social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Conselhos Tutelares e Conselho de Direito, com o objetivo de conscientizar, clarificar e, alinhar com os agentes da rede de proteção a respeito das práticas de abuso e exploração sexual infantil.

Também foram abordadas questões como acionamento, como identificar, para onde encaminhar às vítimas e que tipo de comportamento a escola e os agentes da rede de proteção tem que observar e atitudes tomar ao idênticas essas práticas.

Além das palestras, houve uma mesa de debates com a plenária acerca de práticas de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ministradas pela Promotora de Justiça Jane Cleide Silva Souza, a Juíza de Direito Renata Guerreiro Milhomem de Souza, a Presidente do CMDCA de Marabá, Kellen Nocetti Servilha Almeida e a psicóloga das Promotorias de Justiça de Marabá, Oziléa Souza Costa.