Ministério Público começa a receber denúncia contra concurso de Parauapebas

Candidata ao cargo de agente de saúde foi eliminada na etapa de comprovação de residência, mas denuncia que outros candidatos que enviaram declaração similar à dela acabam deferidos

Continua depois da publicidade

Já tem denúncia sobre o concurso da Prefeitura de Parauapebas na mesa do promotor de justiça Mauro Guilherme Messias, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Capital do Minério. Uma candidata ao cargo de agente comunitário de saúde, concorrendo para a zona sudeste, acionou o parquet por ter sido eliminada do certame na etapa de comprovação de residência. A denúncia foi protocolada na última segunda-feira (5). A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.

A candidata foi presencialmente à sede da 4ª PJ clamar intervenção ministerial, uma vez que sua inscrição foi indeferida. Ela aparece no listão definitivo da etapa eliminatória da comprovação de residência para o cargo de agente de saúde como “Eliminado ― Endereço não comprovado devidamente”, segundo apurou o Blog. A denunciante considera o indeferimento injusto e, segundo relatou ao Ministério Público, teria tentado diversos contatos com a banca organizadora do certame, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), mas sem sucesso.

Para o cargo de agente comunitário de saúde, que exigia comprovação de residência na zona para a qual o candidato se inscreveu e indicou residir, a Fadesp abriu prazo para interposição de recurso online nos dias 29 e 30 de novembro, conforme previsto no edital, uma vez que houve eliminação em massa de quase 5.100 inscritos pagantes. A banca deixou claro que questionamentos por telefone não seriam aceitos.

Pela denúncia, além da Fadesp, a Prefeitura de Parauapebas é polo passivo. Agora, o promotor de justiça deve se manifestar nos próximos dias, uma vez que, embora a data da prova para o cargo de agente comunitário de saúde tenha sido mudada para 18 de dezembro, está literalmente “em cima” para qualquer paralisação brusca no cronograma do concurso, para o qual muitos estão estudando dia e noite e que deve movimentar assustadoramente a cidade dada a quantidade de inscritos.

Comissão de acompanhamento

Alheia a qualquer fofoca, a Prefeitura de Parauapebas nomeou no último dia 2 membros para compor a comissão de acompanhamento à realização do concurso cujas provas serão aplicadas no próximo domingo (11) e no outro (18). A comissão é formada por representantes do Gabinete do Prefeito, da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e da subsede local do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), e comandada pela Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH). Até aqui, o cronograma está mantido.

18 comentários em “Ministério Público começa a receber denúncia contra concurso de Parauapebas

  1. Meu nome não é João Responder

    Boas noites …
    Vamos falar com a Alexandre de Moraes….
    Aproveitaremos pedimos para anular o concurso e a eleição.
    Aqui não tem nem quartel….
    Vou pra frente da AVAM

  2. Bestao de Parauapebas Responder

    Aviso aos pedagogos, o pessoal de Belém já tá na área….
    Aviso aos apadrinhados estou na área…vou faze só 45 pontos, uma vaga já é minha bebe.
    Não quero choro

  3. alguém Responder

    Pra galerinha do mimimi, bora aprender a ler o edital e pesquisar pelo menos no google, pois a lei federal 11.350/06, estabelece como um dos requisitos mínimos, a comprovação de residência na área de atuação desde o lançamento de edital. O mínimo pra quem quer prestar um concurso público é a leitura de edital. Não adianta reclamar com o Ministério Público, Polícia, nem com o Papa. Tá na Lei e no edital.

  4. Elimar Responder

    Um verdadeiro absurdo esse critério pra agente de saúde. Inconstitucionalidade: a gente vê por aqui (Parauapebas)!

    • alguém Responder

      Prezado Elimar, pesquise um pouquinho antes de emitir opinião, está na Lei, não é nada inconstitucional, Art. 6º, inciso I da Lei federal 11.350/06:
      O Agente Comunitário de Saúde deverá preencher os seguintes requisitos para o exercício da atividade:
      I – residir na área da comunidade em que atuar, desde a data da publicação do edital do processo seletivo público;

      • Paula do liberdade II Responder

        Esses pedagogos formados aqui rsrs só o considerado na causa….. A galera de Belém vai quebrar no meio, vai ser bicuda, tapa e pescoço….
        As vagas vão ficar para os malandros de Belém.

  5. roni silva Responder

    TAVA DEMORANDO !! TEM DE REVER ESSE METODO DE SELECIONAR DECLARACAO DE RESIDENCIA POR ‘MAMAE MANDOU EU ESCOLHER ESSE DAQUI’… CONHECO PESSOAS QUE MORAM NUMA MESMA CASA E A DECLARACAO SERVIU PRA UM MAS NÃO PRA OUTRO. A QUEM RECORRER ? SE O RECURSO NAO FOI DEFERIDO ?!?

    • Nelza Responder

      Exatamente ,está na lei a comprovação de endereço, à questão é, que estão contestando os documentos sem pesquisar a veracidade dos mesmo.Por exemplo: atestado do presidente do bairro,é para quem não tem nenhum dos documentos retrocitados! Então não tem validade,a declaração do presidente da associação dos moradores do bairro, nesse caso, está contra a redação do edital……

  6. marcia Responder

    tem de denunciar mesmo porque a fadesp comeu o dinheiro e deixou muita gente que entregou a declaracao a ver navios.

    • Meu nome não é João Responder

      Boa tarde.
      O que uma boa leitura não faz !!!
      O pessoal não faz a leitura e agora vão culpar até a mãe do Judas.
      O outra falando em inconstitucionalidade, só pq viu essa palavra em algum lugar. Elimar não sabe de nada inocente.
      Estava claro no edital agora chorar não adianta mais.

    • Silva Responder

      Observei muito candidato inexperiente, imagina entender um edital. Pessoas que não sabiam o que era e como preencher gabarito. Por isso acham mais fácil denunciar, por que não entendem o processo. Se não foi bem, aceite, mas teve muita gente que estudou e gastou para está lá. Saibam aceitar e interpretar as coisas. Tudo agora é anular ou suspender. Ah, fala sério! Vamos respeitar quem estudou e fez jus à aprovação. Se Deus quiser, virá a aprovação. Foco e vontade não faltam. Boa sorte a todos!

Deixe seu comentário

Posts relacionados