Mineradora Vale doa drones às Polícias Civil e Militar de Canaã dos Carajás

Parauapebas, Eldorado e Marabá também receberão os equipamentos. As doações fazem parte do convênio com o Governo do Pará

Continua depois da publicidade

As Polícias Civil e Militar de Canaã dos Carajás receberam, na última terça-feira (12), uma doação de drones pela mineradora Vale. Outros seis equipamentos também serão encaminhados aos municípios de Parauapebas, Eldorado dos Carajás e Marabá. A ação visa contribuir com a segurança pública no estado.

Para o comandante da Polícia Militar de Canaã, Rafael dos Anjos Guimarães, a tecnologia vai contribuir com a atuação da polícia. “Os drones irão potencializar, assim como toda a tecnologia, as ações de policiamento preventivo e repressivo e também com as ações de inteligência. Atividades policiais serão também realizadas em grandes eventos no nosso município,” ressaltou Tenente Guimarães.

De acordo com a Vale, as entregas de drones encerrarão as doações previstas em convênio assinado entre a mineradora e o Governo do Pará em 2019. Também foram cedidas caminhonetes para atuação da polícia. No final de 2020, foi assinado um novo acordo de cooperação técnica e financeira no total de R$ 23 milhões. Com isso, esses municípios receberão novos materiais e caminhonetes, além da reforma, construção e aparelhamento de postos policiais.

Será fornecido apoio à infraestrutura e equipamentos para fortalecer o policiamento ostensivo, a prevenção e repressão à prática de crimes, além de contribuir com a polícia judiciária nos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Marabá, Parauapebas e Ourilândia. Também serão entregues equipamentos de proteção individual (EPIs) para atuação ainda mais efetiva do Corpo de Bombeiros no combate a incêndios, como macacão, capacete, bota e luva antichama.

Ainda está prevista a construção de seis usinas do Programa Terpaz, espaços que irão reunir serviços de cidadania e saúde e um conjunto de equipamentos para atividades livres, culturais e esportivas nas comunidades. Serão construídas usinas na região metropolitana de Belém, Canaã dos Carajás e Parauapebas. As obras seguem conforme cronograma estabelecido entre o governo do estado e a Vale.

Por Dayse Gomes – com informações da Vale