Marabá: Semma apreende mais de 400 metros de malhadeira na Operação Piracema

Os apetrechos de pesca foram apreendidos no Igarapé Vermelho, localizado no Km 18 da Rodovia Transamazônica, no sentindo aa cidade de Itupiranga
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
No período do Defeso é proibida a pesca comercial e o emprego de malhadeira

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma) apreendeu mais de 400 metros de malhadeira na Operação Piracema 2020, que visa coibir a pescas no período do Defeso, que objetiva garantir a reprodução de várias espécies de peixes da bacia do Rio Tocantins. A apreensão foi feita no último fim de semana no Igarapé Vermelho, no Km 18 da Rodovia Transamazônica, sentido cidade de Itupiranga, município vizinho a Marabá.

O período do Defeso entrou em vigor no dia 1º de novembro e segue até o final de fevereiro de 2021. Nesse período é proibida a pesca a comercial.

É liberada apenas a pesca para consumo e não pode ser empregado equipamento, como malhadeiras, principalmente as que capturam todo tamanho de peixe. Só é permitida a captura com anzol e em quantidade o suficiente para a subsistência do pescador e sua família.

Para evitar a pesca predatória na piracema, a Semma está realizando fiscalização por terra (para flagrar acampamentos de pescador) e em rios e igarapés, visando coibir a prática em desacordo com a legislação vigente. 

(Tina Santos- com informações da Semma)