Marabá: Incêndios urbanos geram preocupação

O município é responsável por um em cada 20 20 incêndios em edificações ocorridos no Estado do Pará neste ano de 2020.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Incêndios em edificações são causados por motivos como sobrecargas e instalações malconservados

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros registrou um aumento no número de incêndios em residências no Estado do Pará neste ano de 2020 em relação ao ano passado. Dados da instituição indicam que este ano foram registradas 669 ocorrências de incêndios em edificações. Na região metropolitana aconteceram 412 ocorrências, em Santarém ocorreram 34 incêndios, enquanto Marabá foi responsável 30 casos de incêndios em edificações.

Danilo Almeida, executivo de serviços da concessionária de energia elétrica Equatorial, que atua no Pará, explica que entre as principais causas de incêndios em residências, empresas e repartições públicas estão os curtos-circuitos, sobrecargas e instalações elétricas em mau estado de conservação.

Segundo ele, é importante lembrar que a manutenção dessas instalações elétricas internas é de responsabilidade do proprietário da unidade consumidora, cabendo a ele contratar um profissional habilitado para fazer o devido reparo nas fiações.

De acordo com ele, utilizar protetores de tomadas para evitar exposição de crianças é importante, assim como evitar usar aparelhos durante tempestades e vendavais, pois nesse tipo de situação a energia elétrica pode oscilar e essa oscilação pode danificar tanto aparelho como pode provocar acidente para a pessoa que está utilizando.

Entre os incêndios que chamaram atenção em Marabá este ano está um caso registrado em um ferro velho nas proximidades do Hospital Municipal e quase o vizinho a uma subestação de energia, ocorrido há duas semanas. Uma fumaça negra gerou pânico na população. Antes disso, no final de julho, mais um grande acidente ocorreu na cidade, em uma empresa de cerâmica, que acabou se alastrando para uma área verde dentro do Bairro Belo Horizonte. Em todos os casos o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foram acionados.

Publicidade