Lei de Talião: Pistoleiro executa jovem e morre em seguida ao tentar atirar em guarnição da PM

Ruan Santos Silva matou Walison Costa da Silva, que, supostamente, devia dinheiro ao tráfico de drogas

Continua depois da publicidade

Em ação rápida, uma guarnição das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) tirou de circulação, na noite desta quinta-feira (8), o pistoleiro Ruan Santos Silva. Ele havia acabado de executar Walison Costa da Silva, de 26 anos de idade, crime ocorrido na esquina da Avenida Brasil com a Rua Sol Poente, no Bairro Rio Verde, em Parauapebas.

A equipe realizava rondas ostensivas pelo bairro, quando foi informada por um popular acerca de um assassinato que havia acontecido minutos antes, tendo como vítima Walisson Costa da Silva. O denunciante descreveu as roupas dos suspeitos, acrescentando que eles estavam armados de revólver.

A guarnição, imediatamente, iniciou diligências com o intuito de localizar e prender os criminosos, acabando por encontra-los, de acordo com a descrição do denunciante, trafegando na Rua Gabriel Pimenta. Na ocasião, um deles fugiu ao notar a presença dos PMs.

O outro recebeu ordem para deitar no chão, mas decidiu enfrentar a guarnição, sacando do revólver com a intenção de atirar nos policiais, um dos quais, o soldado Wedson, agiu rapidamente e fez dois disparos contra o pistoleiro, identificado como Ruan Santos Silva.

Ainda com vida, ele foi removido ao Hospital Municipal de Parauapebas e confessou ter matado Walison por uma suposta dívida de R$ 3 mil, não quitada, com traficantes de drogas. E ainda teve forças para revelar o prenome de seu comparsa: Jackson. Já na casa de saúde, devido à gravidade dos ferimentos a bala, ele morreu por volta de 0h16 desta sexta-feira (9).    

Em quatro meses é a segunda ocorrência em que Wedson consegue neutralizar autores de homicídios consumados e tentados. No mês de agosto, exatamente no dia 3, por volta das 18h30, o militar estava em uma lava a jato, na esquina da Avenida J com a Rua D17, no Bairro Cidade Jardim, quando dois indivíduos chegaram ao local para executar o lavrador Marcos Rodrigues Rosa da Conceição, 21 anos. No entanto, não sabiam da presença do policial militar, que baleou os suspeitos, matando um dos criminosos e deixando o outro ferido, salvando, assim, Marcos da morte.

Desta vez, o militar não conseguiu evitar a consumação do assassinato. No entanto, ao se ver ameaçado, assim como seus colegas de farda, matou o homicida, considerado de alta periculosidade.

Talião

A Lei de Talião, também dita Pena de Talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena apropriadamente chamada retaliação. Na perspectiva da lei de talião, a pessoa que fere outra deve ser penalizada em grau semelhante.

(Caetano Silva)