Legislativo de Marabá homenageia três empreendedores com comenda de Honra ao Mérito

Antônia Pereira de Brito Freitas, Agilene Sá e Silva e Henrique Antônio Rocha foram homenageados pelo Dia Municipal do Empreendedor

Continua depois da publicidade

Na sessão desta terça-feira, dia 24, três empreendedores do comércio local foram agraciados com o título de Honra ao Mérito pelo Poder Legislativo marabaense. A condecoração teve a participação da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), como forma de reconhecer empresários que investem na economia marabaense. Os homenageados foras Antônia Pereira de Brito Freitas, Agilene Sá e Silva e Henrique Antônio Rocha.

A solenidade foi prestigiada por associados e diretores da ACIM, diretores do CONJOVE (Conselho de Jovens Empresários), órgão da Associação Comercial, e do secretário municipal de Comércio, Indústria, Ciência, Mineração, Tecnologia e Turismo, Caetano Reis, que também é diretor da ACIM.

O presidente da Câmara, Alecio Stringari, informou que o projeto para homenagear os empreendedores foi do vereador Miguel Gomes Filho, o Miguelito, com apoio dos demais parlamentares. “Essa homenagem se estende a todos os empreendedores desta cidade, porque sabemos que os investimentos para que as coisas possam acontecer são altos e precisamos valorizar essas pessoas corajosas”, disse Alecio.

João Tatagiba, presidente da ACIM, usou a tribuna para falar sobre o Dia do Empreendedor, comemorado em 5 de outubro último. Para ele, empreender é uma arte, uma das mais difíceis de desempenhar, porque exige muito do ser humano. “Mas é satisfatório, preenche a gente, porque exercita nossa capacidade de enxergar as oportunidades e um nicho de mercado”.

O presidente da ACIM lembrou que, ao longo da história, o Brasil passou por várias crises econômicas, mas os empreendedores se reinventaram em todas elas, inclusive na pandemia. “Nem sempre a força do Estado corresponde às nossas necessidades. Sempre que pensamos de forma empreendedora, geramos emprego e riqueza para o País, dando dignidade ao ser humano”.

Ele avalia que a região do sudeste do Pará é diferenciada, onde há muitas pessoas que chegaram com acesso e comunicação difíceis, mas superaram os desafios impostos. “Esta região cresceu e desenvolveu com a força de vontade daqueles que vieram para cá empreender, apesar das dificuldades da época”, destaca.

Por fim, Tatagiba agradeceu o apoio que a Câmara dá aos empreendedores e à Associação Comercial e Industrial de Marabá, por meio da Comissão de Desenvolvimento, por exemplo. “Afirmo que esta Casa também é empreendedora, porque está sempre pensando o melhor para este município”.

Homenageados falam de suas trajetórias

A empresária Antônia Pereira de Brito Freitas, a popular Toinha, que empreende no ramo de vestuários há mais de 30 anos, disse que tem apenas uma loja em Marabá e que chegou à cidade em 1987, transferida do Tocantins para trabalhar numa loja de departamentos (Armazém Paraíba). Foi seu primeiro emprego, onde ficou por 18 anos, até ser desligada em 1995, quando fundou a Facce Nova Boutique. “De lá para cá, sempre me preocupei em trazer o melhor para os marabaenses. Passei por várias crises, mas consegui superar. Desistir não está nos meus planos. Vamos continuar e inovar sempre. Vinte e oito anos de Avenida Antônio Maia, sempre firme, creio que é uma forma simples, mas forte de empreender nesta cidade”, concluiu.

Outra homenageada, Agilene Sá e Silva, presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIM, está há 13 anos empreendendo em Marabá. Atua no segmento automotivo e relembra que chegou a esta cidade com cinco anos de idade e foi aqui que constituiu família e está à frente de um segmento geralmente administrado por homens. “Hoje, temos mais ou menos 50 colaboradores e contribuímos com a área social de nossa cidade, com cuidado com o descarte de materiais”, garantiu.

Henrique Antônio Rocha, das Óticas Hellena, agradeceu seus colaboradores, disse que investiu este ano mais de R$ 2 milhões em um laboratório de lentes inteligentes, o único da cidade até agora. “Acreditamos em Deus e apostamos em melhorar a qualidade do serviço prestado em Marabá”.

Ele revelou que já conta com 35 unidades no Pará e Maranhão e cerca de 100 colaboradores. “Vim fazer um pedido para a população e sonho que em breve Marabá vai se tornar referência na saúde. Para isso, dependemos da população. Pedimos que os vereadores façam leis para facilitar a abertura de novas empresas. Todos precisam dar as mãos. Quero que esta cidade dê condições de cuidados com a saúde”, clamou.

Vereadores reconhecem a importância do empreendedor

O vereador Márcio do São Félix parabenizou os empreendedores homenageados no Plenário e destacou que empregados e empregadores são faces da mesma moeda. “Temos carga tributária excessiva, mas os empreendedores estão lá, enfrentando as dificuldades, as enchentes e outros desafios. Vocês representam a classe empreendedora do nosso município”, destacou Márcio.

O vereador Pastor Ronisteu parabenizou os homenageados e lembrou a falta de mão de obra qualificada, burocracia do Estado e alta carga tributária impostas aos que empreendem. “Jesus foi um grande empreendedor, chamou 12 homens, deu a eles uma missão, mas os qualificou para se tornarem pescadores de gente”, comparou.

A vereadora Dra. Cristina Mutran enalteceu as mulheres empreendedoras de Marabá em nome de Toinha e Agilene. Ela lembrou que vive em Marabá há 38 anos, um a mais que Toinha da Facce Nova. “Ela, com toda a simpatia e carisma, cresceu muito, se manteve persistente e relevante no comércio marabaense”.

Sobre Agilene, disse que a conhece de Rio Maria, filha do ex-prefeito Argemiro Gomes da Silva, onde já trabalhava lado a lado com o pai na administração pública. “Depois, a reencontrei em Marabá, trabalhando como empreendedora e sua loja se tornou referência em seu segmento em nossa cidade”, elogia.

Por fim, Cristina parabenizou o jovem Henrique pelo investimento que fez e acredita que Marabá vai se tornar em breve um polo de saúde, com referência regional, como ele deseja. “Esta é uma cidade que não pode se manter no estado que está e o serviço público precisa fazer sua parte. Vamos poder dar atendimento melhor à nossa população”, prevê.

Raimundinho do Comércio lembrou que o trabalho do empreendedor não é fácil e que é preciso furar os obstáculos que existem no caminho. “Hoje, me sinto homenageado, porque também sou empreendedor no ramo de supermercado no São Félix”.

O vereador Miguelito disse que a ideia de homenagem aos empreendedores veio em forma de lembrar Leonildo Rocha, Francisco Diamantino e Daniel Franco, três dos maiores empresários de Marabá, em sua visão. “São vocês que fazem esta cidade crescer. O que podemos fazer é reconhecer a relevância do trabalho que realizam para nossa cidade”

Para ele, empreendedor não tem de ter medo de nada, precisa olhar para frente e trabalhar, porque não dá tempo de colocar culpa em nada.

O vereador Fernando Henrique parabenizou a ACIM e os seus diretores pelo compromisso com a cidade de Marabá. “Esta cidade só é do tamanho que é por causa de vocês, que a tornam uma das potências do Estado do Pará. Parabenizo aos três condecorados e ao colega Miguelito, que teve a ideia de homenagear a todos eles”.

Por fim, o vereador Pedro Corrêa parabenizou João Tatagiba pelo trabalho à frente da ACIM, que realiza muitas atividades para fortalecer o empreendedorismo, assim como o Conjove (Conselho dos Jovens Empresários).

(Com informações da Ascom CMM. Fotos: Andressa Barbosa e Ascom Acim)