Lago da Nova Carajás, em Parauapebas, vai ganhar reforço na drenagem

Em 2019, espaço de lazer mais famoso da área urbana recebeu pacote de intervenção em seu paisagismo a fim de melhorar a convivência. Agora, medida visa desafogar lago das enchentes
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Obras (Semob) do governo de Darci Lermen vai construir um muro de gabião e trocar toda a rede de drenagem à jusante do famoso lago da Nova Carajás, localizado às margens da PA-275, na entrada da cidade. O lago é point de diversas famílias, para lazer e entretenimento, sobretudo aos finais de semana. Com a medida, as cenas de transbordamento da represa, na época das chuvas pesadas que se abatem sobre a Capital do Minério, devem ficar no passado.

O Blog do Zé Dudu verificou o edital de licitação lançado pela Semob, que está destinando R$ 860 mil, por meio de uma tomada de preços, para o serviço, que inclui reparos em estruturas de concreto armado, plantio de grama, arbustos e instalação de guarda corpo ao longo de todo muro de gabião. As propostas comerciais devem ser apreciadas no próximo dia 27.

Soma-se a essa ação a reestruturação daquele espaço de convivência, por cerca de R$ 1,5 milhão, com vistas a arborizar o entorno do lago, construir quiosques e estacionamentos, fazer um calçadão, implantar uma área de lazer com playground e academia ao ar livre e dar cara nova às águas frescas do estuário.

No entendimento do titular da Semob, Wanterlor Bandeira, o ambiente se tornou um dos atrativos turísticos de Parauapebas e sua revitalização trará a conscientização sobre o cuidado com os espaços públicos. O secretário observa que, para garantir a beleza permanente do lago, há a necessidade de sua manutenção quanto às ações preventivas e corretivas na vazante, na drenagem e na prevenção de erosão e assoreamento da jusante.

“Levamos a sério nosso compromisso de desenvolver e executar projetos que viabilizem e proporcionem melhorias para a comunidade. Essa intervenção na drenagem da represa, por exemplo, possibilitará melhorar a interação física, o fluxo viário, a acessibilidade e, por fim, contribuirá para a qualidade de vida da população local, bem como para o desenvolvimento e o prestígio de Parauapebas”, ressalta.

Bandeira lembra que tudo o que será implantado está em conformidade com as normas de segurança vigentes para garantir o acesso do espaço para todos os cidadãos. Não é demais lembrar que a Nova Carajás, embora distante dos principais centros comerciais de Parauapebas, é um dos bairros mais valorizados da cidade e onde se encontra a mais elevada renda per capita da microrregião.

Publicidade