Justiça afasta prefeito de Ourilândia do Norte

Continua depois da publicidade


Atendendo denúncia do Ministério Público Estadual do Pará, em Ação Civil de Improbidade Administrativa de Dano ao Erário, Enriquecimento Ilícito e Violação aos Princípios Administrativos, a juizá de direito da cidade de Ourilândia do Norte,  Drª Leonila Maria de Melo Medeiros, determinou nesta terça-feira (01/07/14), o afastamento cautelar de Maurílio Gomes da Cunha, conhecido popularmente por “Maguila”, do cargo de prefeito de Ourilândia do Norte pelo prazo de 90 dias, sem prejuízo de seus vencimentos. A juíza determinou ainda que a vice-prefeita do município, Ângela Liberato, assuma a chefia do executivo municipal no período que o titular estiver afastado do cargo.

Sem perda de tempo, a nova mandatária, através de decreto, exonerou de uma só vez 18 secretários do prefeito afastado e empossou outros em seus lugares, nomes de sua confiança. A reportagem deste site não conseguiu contato com o prefeito afastado, mas, por alto, ficou sabendo que ele vai recorrer da decisão que o afastou do cargo.

Entenda o caso
No dia 19 de maio deste ano, o  MPE e Polícia Civil flagraram carretas–caçambas extraindo areia de forma irregular das margens do Rio Branco (área protegida). O material depois era colocado em um ‘Parque de Vaquejada’ de propriedade particular.

“Era utilizada uma retro escavadeira para a retirada do material e depositado em caminhões caçambas da Prefeitura de Ourilândia, sem nenhum tipo de licenciamento ambiental. Servidores públicos também foram encontrados trabalhando irregularmente na extração e no transporte do material, atividade completamente fora de suas funções”, explicou o promotor de justiça Ramon Furtado.

Entre os veículos utilizados, um era destinado para uso exclusivo nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Fonte : Blog do Edmar Brito