Juiz eleitoral marca diplomação dos vereadores eleitos em Goianésia do Pará

Já a diplomação do prefeito depende de decisão do TSE, devido ao imbróglio formado pela eleição do candidato Itamar do Nascimento, que, mesmo inelegível se candidatou

Continua depois da publicidade

O juiz eleitoral Andrey Magalhães Barbosa, responsável pela 103ª Zona Eleitoral, marcou para o próximo dia 18 a diplomação dos eleitos, com exceção dos cargos majoritários. A solenidade acontecerá no prédio da Câmara Municipal, a partir das 10h.

A população do município de Goianésia do Pará continua sem conhecer o prefeito eleito. Itamar Cardoso do Nascimento venceu a eleição com mais 40% dos votos válidos. O segundo colocado, o atual prefeito Ribamar Lima obteve 33,55% dos votos.

Porém, o magistrado observou que, Itamar do Nascimento insistiu em concorrer ao pleito mesmo tendo inúmeras condenações em Corte de Contas, “fato este que serviu ao conhecimento e julgamento do indeferimento de registro de candidatura”.

Para continuar na disputa, Itamar recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que manteve a inelegibilidade do registro de sua candidatura. Inconformado, ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o caso aguarda julgamento.

Próximo presidente da Câmara assume o Executivo

O juiz Andrey Barbosa esclarece que, enquanto não se realizarem novas eleições ou alterar-se a situação impeditiva em relação a Itamar Cardoso do Nascimento pelos, caberá ao presidente da Câmara Municipal de Goianésia do Pará, a ser escolhido em 1º de janeiro próximo,  assumir temporariamente o cargo de prefeito, na legislatura que se inicia em 2021, nos termos da Lei Orgânica Municipal.

(Antonio Barroso)