Judoca de Parauapebas, Thiego Marques, é convocado para o IBSA Grand Prix no Azerbaijão e na Inglaterra

As seletivas serão realizadas nos meses de maio e junho e valem vaga para as Paralimpíadas de Tóquio
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Thiego Marques vai em busca da vaga para Tóquio

Continua depois da publicidade

As duas disputas que antecedem as Paralimpíadas de Tóquio, no Japão, poderão decidir os rumos do judoca que está em fase de classificação para um dos maiores eventos do mundo. Trata-se de Thiego Marques, de Parauapebas, sudeste do Pará, que está focado e determinado a buscar sua vaga. Os Jogos Paralímpicos seriam realizados no ano passado, mas devido à pandemia foram adiados para 2021, sendo disputados entre 24 de agosto e 5 de setembro. 

Thiego tem o sonho da maioria dos atletas considerados profissionais no alto rendimento: um dia ter a chance de participar dos jogos de modalidades olímpicas ou paralímpicas. E o paratleta está a dois passos de ser convocado para os Jogos de Tóquio.  A equipe de judô da Seleção Brasileira Paralímpica o convocou, junto a outros 12 atletas – todos encaram o desafio de marcar boas pontuações no Grand Prix de Baku, no Azerbaijão, a ser realizado na próxima terça-feira (25), e Warwick, na Inglaterra, no mês de  junho. Os torneios definirão quais judocas representarão o Brasil no Japão. Ao todo, são 13 categorias na disputa, todas as quais precisam ser aprovadas na classificação visual e posição no ranking mundial para ter a chance de competirem.

“Na segunda-feira haverá o congresso técnico, quando acontece a análise dos competidores, avaliações de pesagem e a definição de quem vai competir contra quem. Estarei pela Seleção Brasileira Paralímpica de Judô sozinho pela minha categoria, 60 kg ligeiro, mas preciso estar preparado para disputar contra o meu opositor, já que ainda não sei qual é, e isso ainda vai ser definido,” afirmou Thiego Marques, judoca de Parauapebas. “Estou confiante porque fui preparado por dois grandes profissionais: pelo técnico Jaime Bragança e pelo professor Alexandre Garcia, e também com as orientações do professor Antônio Sérgio”. 

Delegação Brasileira rumo às seletivas

De acordo com o regulamento, de cada país, apenas um judoca pode ser classificado por peso, o que significa que, na categoria até 52kg, Maria Núbea Lins e Karla Cardoso disputam a única vaga. É o mesmo caso de Rebeca Silva e Meg Emmerich no peso acima de 70kg, consideradas as favoritas pela categoria feminina. Thiego Marques, que estará representando a Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (AEPA/PA), disputará pela categoria 60 kg. 

No Japão, 138 atletas irão competir – 80 homens e 58 mulheres. Cada categoria reserva uma quantidade determinada de vagas para atletas B1 (cego total). Ao todo, 30 das 138 vagas são definidas pelo critério de classificação visual, desde que o judoca esteja no top 20 do ranking mundial. 

Para os torcedores de plantão, segue a lista com as classificações por categoria:

Masculino

  • até 60 kg: 3 vagas
  • até 66 kg: 3 vagas
  • até 73 kg: 3 vagas
  • até 81 kg: 3 vagas
  • até 90 kg: 3 vagas
  • até 100 kg: 2 vagas
  • acima de 100 kg: 2 vagas

Feminino

  • até 48 kg: 2 vagas
  • até 52 kg: 2 vagas
  • até 57 kg: 2 vagas
  • até 63 kg: 2 vagas
  • até 70 kg: 2 vagas
  • acima de 70 kg: 1 vaga

Para convocação oficial do IBSA JUDO Grand Prix e Intercâmbio, que acontece na cidade de Baku, no Azerbaijão, e em Walsall, na Inglaterra, com data marcada entre os dias 19 de maio a 22 de junho, os atletas serão: 

  1. Giulia dos Santos Pereira -48kg – CESEC (SP)
  2. Karla Ferreira Cardoso -52kg – CEIBC (RJ)
  3. Maria Nubea dos Santos Lins – 52kg – REAÇÃO (RJ)
  4. Lucia da Silva Teixeira Araujo – 57kg  – CESEC (SP)
  5. Alana Martins Maldonado -70kg – AMEI (SP)
  6. Meg Rodrigues Vitorino Emmerich +70kg – UMPM (PR)
  7. Rebeca De Souza Silva +70kg – AMEI (SP)
  8. Thiego Marques da Silva -60kg AEPA (PA)
  9. Luan Simões Pimentel -73kg – ISMAC (MS)
  10. Harlley Damião Pereira Arruda -81kg – CESEC (SP)
  11. Arthur Cavalcanti da Silva -90kg – ADEVIRN (RN)
  12. Wilians Silva De Araujo +100kg – CEIBC (RJ)

COMISSÃO TÉCNICA

  1. Alexandre de Almeida Garcia – Técnico
  2. Jaime Roberto Bragança – Técnico
  3. Adriano Gomes Serrão – Aux. Técnico
  4. Kelvin Gyulo Bakos – Chefe de Delegação
  5. Alan Douglas Pereira Leite – Fisioterapeuta
  6. Breno Luis Erbella Casari – Médico
Por Fábio Relvas e Cleidi Rodrigues, com informações da AEPA-PA, COB e CBDV