Thiego Marques foi convocado para a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico para a disputa da Copa do Mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O parauapebense, Thiego Marques, 18 anos, já está com as malas prontas para mais uma competição internacional. Desta vez, o atleta vai se juntar a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico para a disputa da Copa do Mundo IBSA de 18 a 27 de abril, em Antalya, na Turquia. É mais uma vitória para Thiego, que sonha em pontuar bem na competição para garantir vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Graças a Deus mais uma oportunidade de representar a minha cidade, estado e país em uma Copa do Mundo no continente europeu, mais uma oportunidade de representar todos que acreditam em mim e no trabalho realizado aqui em Parauapebas, com o alto rendimento. As esperanças são as melhores. Ouro né, o mais alto lugar, no pódio. Porém sabemos que não é fácil, mas estamos trabalhando todo dia pra que isso aconteça”, afirmou Thiego Marques.

Além de Thiego, a delegação vai para a Turquia com dois técnicos e mais cinco atletas, com a expectativa de garantir pontos no ranking mundial. Destaques dos últimos anos no judô paralímpico, Rebeca Silva, 17 anos e o próprio Thiego, são as esperanças de medalhas da Seleção Brasileira, assim como os nomes já consagrados do esporte como Antônio Tenório, Wilians Araújo, Alana Maldonado e Lúcia Araújo.

O professor Antônio Sérgio, que descobriu o talentoso judoca Thiego Marques, através do projeto Judô Solidário, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), vai fazer parte da delegação brasileira como chefe de missão, na próxima competição, que é o Campeonato das Américas, no Canadá, no mês de maio. Antônio Sérgio sabe que Thiego precisa pontuar para sonhar com Tóquio em 2020.

“Essa Copa do Mundo conta pontos para a classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ele (Thiego), tem que está entre os 11 melhores do ranking mundial. Temos uma longa jornada. Nessa convocação, não vai toda a delegação, só vão seis atletas e todos que vão são medalhistas nas paralimpíadas, menos ele. Estão apostando muito na categoria dele, até 60kg, que é muito difícil de pontuar e a gente resolveu colocar para ir logo nessa competição e tentar chegar na final e se colocar pelo menos entre os 15”, afirmou Antônio Sérgio.

No último dia 17 de março, os atletas participaram da 7ª edição do Grand Prix Internacional Infraero de Judô Paralímpico, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. Todos os atletas brasileiros que estarão na Turquia, conquistaram medalhas. Thiego Marques conquistou medalha de ouro em sua categoria até 60kg. Além do Brasil, cerca de 30 atletas de fora, vindos da Argentina, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México e Porto Rico, participaram competição.

Convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo na Turquia

Alana Martins Maldonado (AMEI-SP) – até 70kg

Antônio Tenório Silva (CESEC-SP) – até 100kg

Lúcia da Silva Teixeira Araújo (CESEC-SP) – até 63kg

Rebeca de Souza Silva (APADV-SP) – acima de 70kg

Thiego Marques da Silva (AEPA-PA) – até 60kg

Wilians Silva Araújo (CEIBC-RJ) – acima de 100kg

 Comissão técnica

 Alexandre de Almeida Garcia – Técnico

Jaime Roberto Bragança – Técnico

Por Fábio Relvas