Jacundá

Jacundá realiza 1ª Conferência da Pessoa Idosa

Durante toda esta terça-feira (19), diversos segmentos da sociedade civil organizada de Jacundá estão debatendo os direitos dos idosos, na 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, cujo tema é “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”. O evento acontece na Loja Maçônica e é promovido pelo Conselho Municipal de Direito do Idoso (CMDI), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com o vice-presidente do CMDI, Zaqueu Catarino, a conferência é a oportunidade da sociedade jacundaense discutir como estão sendo executadas as políticas de assistência à pessoa idosa. Durante a Conferência, quatro eixos estão sendo discutidos:

1) Direitos fundamentais da construção e efetivação das políticas públicas, que envolvem questões relacionadas à saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer.

2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

3) Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa.

4) Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Participaram da abertura do evento o prefeito Ismael Barbosa, a secretária de Assistência Social, Valkíria Vale; Valkíria Pereira Casanova dos Santos, conselheira estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Pará; Ana Maria de Oliveira Cunha, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Pará; Leila Barbosa, secretária de Educação; Clayton Guimarães, presidente do Legislativo municipal, além de outras autoridades.

Deixe seu comentário