Incentivo: Vale reduz em mais de 60% o prazo para pagamento de pequenos fornecedores locais

Segundo a mineradora, agora os pagamentos devem ser feitos em apenas 20 dias e beneficiarão cerca de 700 pequenas empresas. A medida visa promover o desenvolvimento social
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
20/08/2014 REUTERS/Pilar Olivares

Continua depois da publicidade

A mineradora Vale vai reduzir, a partir desta terça-feira (1º), o prazo de pagamento para todos os pequenos fornecedores. Agora o prazo será de 20 dias após o recebimento da nota fiscal.

Segundo a empresa, a mudança representa uma redução de mais de 60% no prazo de pagamento. Mais de 700 empresas, nos seis estados onde a Vale atua no país (Pará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro) serão beneficiadas.

Ainda de acordo com a empresa, a medida, que será aplicada tanto a contratos vigentes quanto a novos e tem como principal objetivo contribuir para o progresso social das comunidades locais, impactando positivamente a saúde financeira dos fornecedores. “Estamos praticando aqui uma escuta ativa que tem sido determinante nas nossas decisões empresariais”, destaca o diretor-executivo de Suporte aos Negócios, Alexandre Pereira.

Ele acrescenta que a meta da mineradora é ser não só uma referência de geração, mas também de compartilhamento de valor. “É muito gratificante poder contribuir para o progresso social nas comunidades onde atuamos, associado a um melhor equilíbrio financeiro de pequenos fornecedores para gerar valor para a sociedade. Esse crescimento em conjunto e com ações transformacionais são fundamentais e estão alinhadas ao nosso propósito”, ressalta.

A mineradora enfatiza que essa é mais uma iniciativa em direção ao desenvolvimento sustentável nas regiões onde ela atua através da união de forças com a cadeia de suprimentos. A Vale observa que, em março, período de eclosão da pandemia de Covid-19 no Brasil, ela adotou diversas medidas de suporte aos fornecedores, como a antecipação de pagamentos a cerca de 3 mil pequenas e médias empresas.

Além disso, em agosto, a empresa lançou o Programa Partilhar, que busca fomentar o desenvolvimento social das comunidades em parceria com sua cadeia de suprimentos. Para a mineradora, essa metodologia inovadora, está priorizando em seus processos de contratação os fornecedores com maior contribuição socioeconômica para cada região e oferecendo um cardápio de incentivos voltado para a capacitação e aumento da competitividade dessas empresas.

(Tina Santos-com informações da Vale)