IBOPE: Jatene (PSDB) tem 20% de vantagem sobre Ana Júlia (PT)

Continua depois da publicidade

Na primeira pesquisa do Ibope no segundo turno para o governo do Pará, o candidato do PSDB, Simão Jatene, continua como favorito. A sondagem, encomendada pela TV Liberal, afiliada da TV Globo, mostra o tucano com 60% das intenções de votos válidos (sem computar os nulos, brancos e indecisos), contra 40% de Ana Júlia Carepa (PT), que busca a reeleição.

Na pesquisa estimulada, na qual entram os votos brancos e nulos, Jatene aparece com 54%, enquanto Ana Júlia tem 36%. Votos em branco e nulos somam 5% dos eleitores, mesmo porcentual de eleitores que se declararam indecisos. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

O levantamento mostra que a candidata petista não obteve crescimento em comparação ao primeiro turno das eleições. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, Ana Júlia conseguiu 36,05% dos votos válidos – Jatene, 48,92%.

A pesquisa, realizada semana passada, abrangeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. Juntos, eles participaram de um comício em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, pedindo votos para Ana Júlia Carepa. Os números demonstram que a presença de Lula e Dilma, ao menos por enquanto, não surtiu o efeito desejado pelos petistas.

Rejeição. Ana Júlia Carepa apresenta um alto índice de rejeição (42%), e vem apresentando dificuldades para atrair aliados. O último que declarou seu apoio à candidata foi o ex-governador tucano Almir Gabriel, que pouco representa em termos de peso eleitoral.

No passado, Gabriel era aliado de Jatene ( seu ex-afilhado político), com quem rompeu por ter perdido a eleição de 2006 para Ana Júlia Carepa. Nesta eleição, o ex-governador apoiou e fez campanha para Domingos Juvenil (PMDB) no primeiro turno, Juvenil obteve apenas 10% dos votos no Estado – mesmo com o apoio do presidente do partido, Jader Barbalho.

A adesão de Almir Gabriel à campanha de Ana Júlia reacendeu fatos que os petistas talvez preferissem não lembrar. O ex-governador sempre foi responsabilizado pelo partido pelos problemas sociais e ambientais do Pará dos últimos 16 anos. O PT também o acusa de ser o autor intelectual do massacre de Eldorado dos Carajás. Foi no governo de Gabriel, em 1996, que 19 trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Sem-Terra (MST) acabaram mortos pela Polícia Militar durante a desobstrução da Rodovia PA-150.

Ao deixar o PSDB, em junho passado, o ex-governador disse que procurava uma terceira via política na eleição para enfrentar o "desgoverno" do PT. Mas Juvenil, em quem tinha apostado suas fichas, acabou perdendo a eleição. Aos 78 anos, muitos imaginavam que Gabriel teria desistido de futuras batalhas.

Ele provou que estavam enganados. E surpreendeu ao manifestar apoio ao PT. Foi recebido com festa por Ana Júlia Carepa e pela Democracia Socialista (DS), ala que, embora minoritária dentro do PT paraense, controla os principais cargos no governo. "Nós dois lutamos pelo Pará", disparou Gabriel ao saudar Ana Júlia, sob aplausos dos petistas presentes no auditório de um hotel de Belém, sexta-feira.

"O Pará está acima de qualquer diferença que possa existir", devolveu a petista, acrescentando que ela e o ex-tucano têm em comum a mesma luta "pelo desenvolvimento" do Estado. Meio sem graça e sob indisfarçável constrangimento, Gabriel disse ao microfone que sua expectativa era de que Ana Júlia "aprendesse com Lula a governar o Pará". A petista se manteve em silêncio.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35.857/2010. Foram entrevistados 812 eleitores, entre os dias 12 e 15, em todas as regiões do Estado.

[ad code=1 align=center]

9 comentários em “IBOPE: Jatene (PSDB) tem 20% de vantagem sobre Ana Júlia (PT)

  1. Susana Responder

    Sem duvida nenhuma Ana Julia é a melhor opçao para governar o Pará. Imagine vc trabalhador passar meses e meses trabalhando e nao receber? passar 4 anos sem receber decimo terceiro salario, ver seu municipio passar 12 anos em atrasado. Pois é minha gente esse é governo dos tucanos, acabaram com o Pará e acabaram tambem com meu municipio, e a volta deles no pode vai ser mais 4 anos de atraso
    pense nisso, vote 13, 13, 13, 13

  2. NEY ALBERTO ARACAJU - SE Responder

    Meu Deus, a população paraense não sabe votar, tem muito o que aprender, se esse tal de JATENE ganhar e o amigo dele SERRA, o Brasil está perdido de vez, Vote conciente ANA 13 DILMA.

  3. Nome Paula Responder

    Eu fui eleitora do Lula e quando ele assumiu a Presidência e rezou direitinho a cartilha do FHC, além do PT se emporcalhar com os milhões do mensalão me mostrou que é tudo lorota.
    Agora vem essa pseudo-governadora, que acusou o Almir de funesto, assassino e tudo o que coubesse em sua odiosa verve petista, abraça-lo como um santo e “amigo eterno”.
    Eu não encontro adjetivo mais adequado do que “NOJO”!!!!!!!

  4. AMOR A NATUREZA Responder

    o senário tava assim a uns dias atraz!

    JATENE 60%
    ANA JULIA 40%
    ___________________________________________

    COM 10% PONTOS PARA ANA O SENÁRIO FICA ASSIM!

    ANA JÚLIA 50%
    JATENE 50%

    Dessa forma, a diferença não é de 20%! e sim 10%

    Vamos lá galera, vamos deixar o senhor JATENE onde ele esta E GOSTA, , pescando e se divertindo a nossas custas. Ele gosta mesmo é só da regioes proximas a Belém,

    Quem dos senhores viram ele por essa terras quando era governador??? jamais viram pois jamais fez alguma coisa por nós.

  5. Valdir Responder

    Essa disputa rumo ao governo do Pará, com esses candidatos que aí estão, é digna de levar, no mínimo 20% de votos brancos. Não surtiria efeito jurídico-eleitoral algum, pois de qualquer maneira um tomaria posse em janeiro, mas geraria um sentimento de vergonha no meio político (se é que isso é possível!).
    É verdade que Ana Júlia fez um governo caótico, inoperante e incompetente… Mas, também é uma atitude das mais patéticas quem se orgulha em levantar aquela bandeira amarela e eleger Jatene!
    A não ser que tenha um bom motivo pessoal para isso, e que não pense no resto do Pará…

  6. Paulo Fernandes Responder

    Começo a desconfiar da não postagem da pesquisa pelo Vox Populi pelo zedufu. Quando o desprestigiado Sensus deu empate técnico o blogueiro o postou. Qdo a Dilma está na frente o dono do blog se omite. Que belo democrata! Amanhã já será um novo dia, uma nova pesquisa. Há de nortear por mais legitimidade o blogueiro. Até a VITÓRIA DA DILMA, NOSSA PRESIDENTE.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Como o atento comentarista Paulo Fernandes deve ter notado, hoje não houve postagem, apenas pela manhã, em virtude de diveresos problemas de ordem pessoal. Agora tenho que sair para uma reuniao dos associados da imprensa. Assim que voltar publicarei a pesquisa. Só lembrando que, se pesquisa valesse, Dilma tinha sido eleita no primeiro turno.

  7. ABRAÃO JUNIOR Responder

    e vergonhoso quando se vê uma situação como a que o ex governador Almir Gabriel se expõe de forma vegonhosa, LULA esta sendo o melhor presidente que o brasil já teve, nem com todo esse prestigio que realmente e merecido conseguiu fazer com que a campanha petista no estado Pará docolasse, ai vem um ex goveranador gaga e privatizador, sem postura etica alguma quere dizer o que e melhor pro nosso estado. chega de gigolores, de velhos gagas que não sabem o que querem.

Deixe seu comentário

Posts relacionados