Governo do Pará entrega em Parauapebas a maior escola do Estado

A unidade, com 42 salas de aula, conta com mais de 5 mil m² de área construída e está preparada para atender os alunos em três turnos, na modalidade Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série).

Continua depois da publicidade

A educação paraense nunca esteve em um momento tão positivo como nos últimos três anos e meio. E nesta quarta-feira (29), a história pedagógica paraense ganha um novo capítulo. Em agenda oficial no município de Parauapebas, região Sudeste do Estado, o governador Helder Barbalho entregou à população uma nova unidade escolar, garantindo quatro mil novas vagas ao ensino médio e profissionalizante. A Escola Estadual Prof. Serafim Fernandes já nasce com o título de maior instituição pública do município, dispondo de ambientes confortáveis, modernos e com toda infraestrutura necessária para o ensino, marca do atual governo estadual.

“Hoje, Parauapebas ganha a maior escola pública do estado do Pará. Eu, quando assumi o governo, escutava muito a prefeitura dizer que a maior parte das estruturas das escolas daqui eram improvisadas. E agora, estou muito feliz porque, há cerca de um mês, nós entregamos a escola irmã Dulce aqui, e hoje estamos entregando a escola Serafim, que tem 42 salas de aula. É como se, só hoje, nós trouxéssemos três grandes escolas, das maiores do estado, de uma tacada só, para Parauapebas. A partir de agosto, serão 4 mil alunos estudando aqui”, disse o chefe do executivo estadual.

A unidade conta com mais de 5 mil metros quadrados de área construída e está preparada para atender os alunos em três turnos, na modalidade Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série). Em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), também serão ofertados à comunidade diversos cursos técnico-profissionalizantes. Para dona Ana Cláudia Lima, mãe de um jovem de 15 anos, a nova unidade Educacional será um alívio.

“A expectativa é muito grande. Eu que sou mãe de um menino de 15 anos, fico tranquila, pois no próximo  ano ele já entra no ensino médio e vai ser assim ótimo, pois moro aqui perto e esse é lindo e de fácil acesso. Meu filho vai ter a oportunidade de fazer o ensino médio e um curso profissionalizante. Ter essa oportunidade está sendo excelente. Diferente de antigamente, eu não vou precisar ver meu filho arrumar as malas e mudar para outra cidade em busca de educação de qualidade” finalizou emocionada.

O local dispõe de 26 salas de aula, laboratório multidisciplinar, biblioteca, dois auditórios, dois laboratórios de informática, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores e arquivo. A nova escola também possui um ginásio poliesportivo, sala de educação física, vestiários, cozinha, despensa, recreio coberto, banheiros masculino e feminino, além de equipamentos que propiciam a acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs). Desde janeiro de 2019, esta será a 104ª unidade de ensino entregue pelo Governo do Estado, o que reafirma cada vez mais o compromisso com a melhoria da educação pública paraense.

“É mais uma entrega que o governo do Pará faz, desta vez em Parauapebas. É um momento histórico, uma escola que, com certeza, vai incentivar a produção nesta cidade, já que ela terá o aspecto profissional. Também abriremos novas vagas no ensino regular médio. É uma escola linda, que a cidade merece. É uma nova história que o governo do Pará vem construído. É um momento muito celebrativo”, concluiu a Secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

Educação e economia

A Escola Estadual Prof. Serafim Fernandes, com quatro mil alunos, é garantia de fonte de renda à população. A comerciante Ana Ruth Campos, tem uma lanchonete em frente à nova unidade escolar. Ela conta que sempre teve o movimento relativamente fraco, mas agora, já faz planos para um futuro mais promissor e pensa em até em contratar funcionários para ajudá-la na produção.

“Os clientes vão aumentar com a abertura da escola. Com o maior o movimento maior, eu vou precisar de mais de funcionário. Eu já vejo isso aqui cheio de gente lanchando. Por enquanto, só eu produzo os lanches. Salgados e bolos. Estou muito feliz. Além do mais, a esfola também vai me ajudar com os meus filhos. Esse ano, por exemplo, eu demorei dias para conseguir uma vaga para o meu filho. Agora não. Meus filhos vão ganhar, porque vão tá estudando na escola e eu mais ainda porque como uma comerciante né?” Enfatizou toda entusiasmada.

Quem foi Serafim Fernandes da Silva?

Nascido em 04 de setembro de 1964, na cidade de Matias Olímpio, no Estado do Piauí, o professor Serafim Fernandes da Silva chegou em Parauapebas no final de 1986. Nessa época, havia grande necessidade de contratar profissionais para atuarem no, até então, distrito de Parauapebas, município de Marabá. Com formação inicial no Magistério de 1º grau, Serafim Fernandes foi contratado para lecionar nas escolas municipais e estaduais com turmas de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª série, nas disciplinas de História e Geografia. Considerado um excelente profissional, era muito organizado em relação às aulas. Sempre dedicado com a formação dos estudantes como cidadãos e era apoiador do processo de emancipação do município de Parauapebas. Esteve à frente das lutas educacionais, foi ativista em busca de uma educação de qualidade e atuou em movimentos referentes à busca de melhorias nas condições do ambiente escolar.

Sua formação inicial, sempre estava em busca de aprimoramento e, ao longo de sua vida profissional, recebeu titulação de Licenciatura Especial de Formação Pedagógica – Cefop e participou da Formação de Gestores em Educação através da Seduc. Para sua família, a homenagem é muito justa.

“A gente fica muito feliz muito contente. Não só eu como a minha família, né? Desde já a gente agradece. Porque ele foi um grande guerreiro, batalhou bastante pela educação aqui em Parauapebas e realmente uma homenagem que merece. Serafim foi um grande profissional na área de educação aqui em Parauapebas, contribuiu bastante para emancipação do município”, contou seu Dilson Silva de Souza, irmão do professor Serafim.

(Agência Pará/ Por Evaldo Júnior – Seduc. Fotos/Eliseu Dias)

4 comentários em “Governo do Pará entrega em Parauapebas a maior escola do Estado

    • OZEIAS GOMES DA COSTA Responder

      BOA TARDE,

      A REFERIDA ESCOLA É NO MESMO PRÉDIO ONDE FUNCIONA A ESCOLA TÉCNICA VALE DOS CARAJÁS.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: