Governo de Parauapebas vai pavimentar três bairros da periferia; veja quais

49 ruas serão contempladas pelo pacotaço de obras de drenagem e asfalto ou bloquetes cujo orçamento é estimado em R$ 29,5 milhões. Frente de trabalho pode gerar até 300 empregos.

Continua depois da publicidade

Uma megalicitação audaciosa que acaba de ser publicada pela Prefeitura de Parauapebas promete pôr fim à poeira do verão e à lama do inverno rigoroso que castigam os cidadãos dos bairros Morada Nova, São Lucas e Talismã, na periferia da cidade. O governo do município pretende gastar até R$ 29,5 milhões com drenagem e pavimentação nessas comunidades, segundo apurou com exclusividade o Blog do Zé Dudu, e você também pode conferir aqui o aviso da licitação aqui.

As propostas comerciais estão previstas para de hoje a exatamente um mês e devem contemplar 37 ruas com asfalto e 12 com bloco intertravado. Segundo a Secretaria Municipal de Obras (Semob), gestora do contrato que tem duração de um ano, o serviço tem de ser concluído em dez meses. A expectativa é de que até 300 postos de trabalho com carteira assinada sejam criados nas diversas frentes de construção civil que serão abertas pelos três bairros ao longo dos meses.

O contrato, diga-se de passagem, é global — ou seja, uma única empresa ganhará a licitação e fará a obra. De acordo com a comissão que elaborou o projeto de infraestrutura para os bairros Morada Nova, São Lucas e Talismã, fracionar os serviços não é viável nem técnica nem financeiramente para os cofres públicos porque pode haver descontinuidade por parte de várias empresas, atrasando e encarecendo a obra.

O Blog do Zé Dudu folheou as 157 páginas do edital da licitação e observou que serão asfaltados 96 mil 286 metros quadrados de ruas, além da instalação de 7 mil 387 metros quadrados de bloquetes. Há ruas com tamanhos variados, que vão receber de 50 a 900 metros de asfalto, mas a maioria tem cerca de 200 metros de extensão.

Para a Prefeitura de Parauapebas, quando estiver tudo pronto, os serviços de drenagem e pavimentação vão trazer qualidade de vida à população dos três bairros, cujos moradores — cerca de 10.000 neles — procuraram a Semob por diversas vezes clamando por intervenções nas ruas de chão batido que não param de receber novos habitantes. Deve melhorar também a fluidez do trânsito e a segurança para pedestres e motoristas.