Futebol paraense: PFC faz partida em Castanhal que pode levá-lo à elite ou ao rebaixamento

Continua depois da publicidade

Por incrível que possa parecer, o Parazão 2012 começou no último dia 22 de outubro. Nesta primeira fase oito clubes (Abaete, Ananindeua, Bragantino, Castanhal, Parauapebas Sport Belém e Tuna Luso) jogaram no sistema todos contra todos, em turno único de sete rodadas. Os dois primeiros passarão à próxima fase, juntando-se a Paysandu, Remo, Independente, São Raimundo, Cametá e Águia, que já estão garantidos. Os dois últimos serão rebaixados.

Neste sábado (03) será realizada a sétima e última rodada da fase classificatória. Nela conheceremos o segundo classificado à primeira fase, já que a Tuna Luso garantiu sua vaga na sexta rodada, e os dois clubes rebaixados. Três deles entram em campo com chances de garantir a última vaga. Por outro lado, são cinco times lutando contra a degola. Parauapebas, por exemplo, pode se classificar ou ser rebaixado.

Todos os jogos da última rodada serão hoje às 16:30 horas: Sport Belém x Tuna Luso; Bragantino x São Francisco; Castanhal x Parauapebas  e Ananindeua x Abaeté.

O principal jogo do dia será o confronto direto entre Bragantino e São Francisco, em Bragança. Os dois clubes somam dez pontos e, quem vencer, se juntará à Tuna. Em compensação, em caso de empate, os visitantes terão de torcer contra o Parauapebas.

Isso porque o Parauapebas Futebol Clube – PFC – possui oito pontos, na quarta colocação. Ocorrendo um empate no duelo entre Bragantino e São Francisco, o time precisaria vencer o Castanhal, fora de casa, por três gols diferença. Se isso acontecer, o Parauapebas chegaria aos 11 pontos, mas superaria os rivais no saldo de gols. Com sete pontos, os mandantes lutam contra a degola.

Nos outros dois jogos, a disputa será para escapar do rebaixamento. Ananindeua e Abaeté se enfrentam, em Belém, em uma partida em que um dos dois deve amargar a degola. O time da casa ocupa penúltima posição, com seis pontos, e precisa vencer para sonhar em escapar. Já o Abaeté, com sete pontos em sexto, pode escapar até mesmo com o empate.

Neste caso, teria de torcer para o Sport Belém não vencer a Tuna, também em Belém. O clube rubro-negro está na última colocação, com seis pontos. Enquanto isso, o time lusitano apenas cumpre tabela, na liderança, com 14 pontos.