Entretenimento

Festa dos 105 anos de Marabá começa com dança do ventre, boi, quadrilha e chuva

Por Ulisses Pompeu O primeiro dia do mês de abril “abriu” a programação em comemoração ao aniversário de Marabá. Uma das cidades mais antigas da região completa, na próxima quinta-feira, …

Por Ulisses Pompeu

O primeiro dia do mês de abril “abriu” a programação em comemoração ao aniversário de Marabá. Uma das cidades mais antigas da região completa, na próxima quinta-feira, dia 5, exatos 105 anos de emancipação e a programação festiva se estende durante todo o mês. Neste domingo (1), passaram pelo palco da Praça São Félix de Valois grupos de expressão cultural enraizados na cidade, como o Boi-bumbá Rei do Campo, o Grupo Mayrabá, a Quadrilha Fogo no Rabo e a estreante Dança do Ventre, com o grupo NAJMAH, coordenado pela professora Shirley Rios.

Centenas de pessoas compareceram à praça para acompanhar a programação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura. A única que não estava no roteiro e acabou aparecendo por lá na última apresentação foi a chuva, mas a Quadrilha Fogo no Rabo, com seu ritmo alucinante, segurou a plateia até o fim.

Entre os expectadores, Jorge Dias Ribeiro, residente da Velha Marabá, avalia que o palco para a festa de aniversário é o melhor possível na cidade: bem perto onde o município começou, na confluência dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Ele espera que, em todas as noites, a programação ocorra sem nenhum ato de violência: “Vai ter show nacional mas, mesmo nesta data, espero que a segurança seja reforçada e tenhamos uma festa linda, digna dos 105 anos de nossa Marabá”, disse.

Nesta segunda-feira (2), quem se apresentará no mesmo palco são o Boi-Bumbá Estrela Dalva, Studio de Dança Flávio Fernandes e Quadrilha Amor Perfeito. Na terça-feira (3), será a vez do Boi-Bumbá Flor do Campo, Cia. de Dança Yaguara, Quadrilha Gigante do Norte e Quadrilha Águia de Fogo.

Na véspera do aniversário de Marabá (4), a programação começa com inauguração da Escola Francisco Coelho, apresentação do DJ Miguel Ângelo, show com Dedê Alves, queima de fogos e show nacional com Naiara Azevedo.

No dia 5, a programação será longa e em diversos locais: logo às 6h10 ocorre alvorada com queima de fogos, no bairro Cabelo Seco, pioneiro da cidade; apresentação da Banda Municipal; café da manhã com a comunidade, com direito a bolo de aniversário e parabéns; apresentação da Banda Waldemar Henrique, da Fundação Casa da Cultura; entrega de veículos à Guarda Municipal, DMTU e coleta de lixo; inauguração da Feira Coberta da Avenida Getúlio Vargas e inauguração da Praça do Idoso.

Já à noite, haverá reinauguração do Estádio Zinho Oliveira, com a final da Copa Municipal de Futebol Amador; programação cultural SESC/rodas e fitas e Tirilipa Show e Cia; show com a Banda Doksologia; Instrumental Assembleia de Deus Missão de Marabá; show com Gustavo Henrique e encerramento com apresentação da banda nacional Som e Louvor.

No dia seguinte (6), a programação recomeça com inauguração da Escola Fé em Deus, em Morada Nova; missa presidida pelo bispo diocesano Dom Vital Corbelini; apresentação de Erivan Santis e show com a banda Som de Santidade, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16.

No sábado (7), haverá apresentação artística com DJ Ulysses, seguida por show com Jefferson e Gabriel, seguidos por Júlio César e banda. O encerramento da noite será com a banda Forró do Bacana, de Belém.

Do dia 13 a 15 de abril, a Fundação Casa da Cultura de Marabá realizará a tradicional Exposição de Orquídeas, no Shopping Pátio Marabá.

Encerrando a programação, do dia 27 de abril a 6 de maio será realizada a 1ª Feira do Livro do Pará, tendo como palco o espaço de eventos do Centro de Convenções Carajás.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe seu comentário