Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
ENSINO SUPERIOR

Estudante de Parauapebas tira 1º lugar em curso de Medicina da Uepa

Gabryella Justino vai trocar Marabá por Brasília, onde também passou na “pública dos sonhos”. Vai ficar ainda mais longe de seus orgulhosos pais, Ivair e Rosângela, que moram em Parauapebas.

Cada vez mais cidadãos de Parauapebas vão deixando o município para cursar universidade fora. Alguns deles com entrada triunfal no curso dos sonhos. Desta vez, a estudante Gabryella Sampaio Justino, de 19 anos, arrematou o 1º lugar no curso de Medicina por meio do Processo Seletivo (Prosel) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Marabá. A inteligente jovem agora reforça as estatísticas segundo as quais há 11.500 ex-estudantes de Parauapebas fazendo faculdade mundo afora.

Gaby, como é conhecida entre amigos, é filha do administrador de empresas Ivair Justino e da escrevente cartorária Rosângela Sampaio, ambos residentes em Parauapebas. Ela é paraense e cursou parte do ensino fundamental e todo o ensino médio na capital do minério, tendo passado pelas escolas Cecília Meireles (pública), Objetivo e Sophos (particulares). Ultimamente, dedicava seu tempo a um cursinho pré-vestibular em Brasília (DF).

Gabryella concorreu à vaga da Uepa pelo sistema de ampla concorrência, ou seja, sem cotas. Na disputa com ela estavam aproximadamente 900 candidatos para as 40 cadeiras disponíveis. Ela já havia passando em vestibular para Medicina em duas instituições privadas, de Goiás e do Distrito Federal, mas seu sonho era cursar universidade pública, visto que seus pais não teriam recursos para custear as elevadas despesas da graduação em Medicina nas particulares.

Veja também:  Paraenses pagaram mais de R$ 33 bilhões em impostos ao longo de 2018

Mais outra vitória

Apesar da conquista brilhante em Marabá, Gaby não vai ocupar a vaga da Uepa. É que ela também conseguiu aprovação na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), instituição pública de ensino voltada exclusivamente à formação de médicos e enfermeiros no Distrito Federal. Sua nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi suficiente para conquistar a cadeira na instituição que tanto desejou.

Segundo Gabryella, o sucesso da classificação em diferentes vestibulares é atribuído ao apoio que sempre teve de seus pais e a seu foco nos estudos. “Abdiquei de muitas coisas para alcançar essa conquista, que dedico a meus pais e a todos os que sonharam comigo”, comemora a estudante, lembrando que teve de abrir mão de passeios, diversão e lazer com os amigos para estudar. “Não tinha dia, nem hora, nem feriado, nem dia santo, nem fim de semana. O foco era estudar e buscar conhecimento para alcançar a vitória.”

Além da filha caloura em Medicina, Ivair e Rosângela, pais de Gaby, têm outras duas filhas engajadas na área da saúde. A mais velha é cirurgiã-dentista em Brasília e a do meio está cursando Odontologia também na capital federal. O casal, agora, prepara-se para diplomar a médica da família.

Comentários ( 5 )

  1. E aqui só quero registrar o orgulho dessa vitória da Gaby que é resultado de perseverança , dedicação e foco , e é dessa forma que o Brasil terá sucesso com jovens comprometidos e focados em seus objetivos . Parabenizar os Pais meus amigos Ivair e Rosangela pelo empenho que sempre fizeram em prol das filhas . Que venha essa médica linda Parauapebas e o Brasil precisa de você.

    Aglaudene Tomé

  2. Grande orgulho como amigo da família.

    Parabéns pela Ivair e Rosangela pela eficácia na educação de suas filhas..
    Enche de orgulho os amigos da família.

  3. Parabéns Gaby, por seu sucesso nas Universidades Públicas. Você é exemplo de estudo e dedicação. O Colégio Sophos Parauapebas, se orgulha de você ter sido nossa aluna durante seu Ensino Médio. Parabéns a todos os envolvidos pela sua brilhante aprovação!!! Que Deus lhe guie e lhe muitas outras bençãos como essas!!!!!❤️❤️❤️❤️❤️

  4. Parabéns Gaby, fui seu professor no objetivo, e no sophos, muito dedica desde de criança, fico orgulho de ter participado desda grande vitoria , desde de já fico muito feliz com a sua vitoria e de seus Pais. Professor Andrezão.

Deixe uma resposta